Aos doze
dias do mês de abril de dois mil e dezesseis, às 9h, na Sala de Audiência da 4ª
Vara Cível, localizada na Rua Jackicélia Andrade, nº145, Bairro Sete de
Setembro – Gaspar – SC. Estavam presentes os conselheiros: Euclides Rampelotti, representante titular da Associação de Moradores
Santa Terezinha; Calisto Lopes Cerqueira,
representante suplente da Associação do Corpo de Bombeiros Comunitários de
Gaspar; Jorge Luis Dellarosa,
representante titular da Associação do Corpo de Bombeiros Comunitários de
Gaspar; Maiara Polla dos Santos,
representante titular da Secretaria de Assistência Social; Thaise de Quadros, representante suplente da Secretaria de
Assistência Social; Cleber Sabel,
representante titular da Secretaria de Administração e Gestão; Fátima T. C. Arruda, representante
suplente da Secretaria de Administração e Gestão; Jovino Emir Masson, representante titular do SINTRASPUG; Vera Lúcia Stuepp Uessler,
representante suplente da APAE, Kátia
Uller, representante titular da APAE; Rosangela
Santos Beloto, representante titular da Secretaria de Educação, Rosemeri Melato, representante titular
da Secretaria de Educação. Também estavam presentes os conselheiros eleitos no
último dia 29 de março que serão empossados no dia de hoje: Karine S. Cogo Carbonera; Jéssica Vitorino;
Milena M. P. Soares e Gislaine dos Santos. Presentes ainda as conselheiras
tutelares Juçara Spengler e Elaine C. S.
Guimarães, Jeferson Debus, da Secretaria de Administração e Gestão, Bruna L. G. Klaus, estagiária da APAE,
bem como a assessoria técnica Eloir
Rodrigues da Silva. O Presidente iniciou a seção agradecendo a presença de
todos apresentando a seguinte pauta do dia: 1) Deliberação da ata 03/2016; 2)
Correspondências recebidas/enviadas; 3) Momento Comissões; 3.1 – Comissão de
Normas, Regulamentos e Eleição: - Formação do dia 05/04/2016, ref. Resolução nº
17/15 – CMDCA; - Proposta de contratação de assessoria para a revisão da lei
1432/93, regimento interno, diagnóstico social e plano decenal; - Relatório
sobre requisição de inscrição de serviço do CDI Ivan Carlos Debortoli Duarte;
4) Posse da nova gestão do CMDCA; 5) Escolha dos membros da Mesa Diretora e
Comissões Permanentes e definição de calendário das plenárias e reunião das
comissões para 2016; 6) Formação da Comissão de elaboração do Plano Decenal dos
Direitos da Criança e do Adolescente; 7) Entrega de certificados; 8) Assuntos
Gerais. Iniciando
as discussões da pauta, a Ata nº 003/2016 já havia sido enviada
via e-mail para considerações dos conselheiros. Como não houve manifestação de
alteração, a mesma foi posta em votação, sendo aprovada por unanimidade. Correspondências ENVIADAS – Of. nº 028/16 à Câmara de Vereadores
em respostas ao requerimento 21/16, onde questionava sobre o projeto “O palco é
onde o artista gosta de estar”, da entidade “Associação Amigos da Dança de
Gaspar”. Of. nº 035/16 ao Conselho Tutelar encaminhando cópia do Plano de Ação
e aplicação 2016/2017, bem como da Resolução nº 020/15 a qual aprova o plano de
ação e aplicação e cópia do memorando nº 050/2016 recebido da Secretaria de
Assistência Social; Of. nº 036/16 à Secretaria de Assistência Social
solicitando coffee break para a formação do dia 20 de abril de 2016; Of. nº
037/16 ao Conselho Tutelar encaminhando relação de entidades/serviços inscritos
junto a este conselho; Of. n 038/16 ao Prefeito Municipal solicitando criação
de decreto de nomeação dos novos conselheiros de direito; Os ofícios nº 039/16;
040/16; 041/16 e 042/16 foram endereçados à Secretaria de Saúde, Conselho
Tutelar, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social solicitando
a indicação de membros para compor a Comissão Especial de campanhas educativas,
conforme deliberado na plenária anterior; Os ofícios nº 043/16, 044/16, 045/16,
046/16 foram encaminhados à CDI Maria da Silva, CDI Natália Andrade dos santos,
EEB Ervino Venturi e EEB Ferandino Dagnoni onde se solicita a entrega e/ou
atualização de documentos faltante junto ao pedido de registro junto ao CMDCA. RECEBIDAS - Memorando nº 0100/16 da
Secretaria de Assistência Social indicando sua representatividade junto ao
CMDCA para a gestão 2016/2018; Of. nº 80/SEMED/16 da Secretaria de Educação
indicando sua representatividade junto ao CMDCA para a gestão 2016/2018;
Memorando nº 055/16 da secretaria de Administração e Gestão indicando sua
representatividade junto ao CMDCA para a gestão 2016/2018. E-mail do Grupo
Detalhe de Teatro encaminhando a prestação de contas referente a primeira
parcela do projeto “Teatro e Música – Ferramentas de Transformação e
Cidadania”. ENCAMINHAMENTO: Enviar à
Comissão de Finanças para análise da referida documentação. Memorando nº 052/16
da Secretaria de Assistência Social indicando sua representatividade junto a
Comissão de elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos da criança e do
Adolescente. Of. nº 81/SEMED/16 da Secretaria de Educação indicando sua
representatividade junto a Comissão de elaboração do Plano Decenal dos Direitos
Humanos da criança e do Adolescente. Of. nº 024/16 do Conselho de Assistência
Social substituindo sua representatividade junto a Comissão de elaboração do
Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. E-mail do
Conselheiro Cleber, encaminhando o projeto “Jovem do Futuro” sendo este uma
proposta do CMDCA. O conselheiro Cleber faz a defesa do mesmo, mencionando que
o projeto pleiteia recursos do Fundo da Infância e Adolescência para o próprio
CMDCA executar. A conselheira Thaise lembra que há uma Resolução deste Conselho
determinando que os recursos do FIA destinados à projetos sociais, serão
apresentados através de edital e no momento não há edital em aberto. A
Assessora Eloir menciona que levando para a Comissão de Normas para análise,
irá gerar uma demanda desnecessária a esta Comissão, lembrando que a mesma já
tem uma demanda grande de ações a serem trabalhadas. Diante das colocações
acima, o presidente colocou em votação duas propostas, sendo: se segue para
análise da Comissão ou rejeita o mesmo. Todos os conselheiros, com direito a
voto, votaram pelo envio à Comissão de Normas para análise do referido projeto.
ENCAMINHAMENTO: Enviar à Comissão de
Normas, Regulamentos e Eleições para análise do mesmo. Momento Comissões – Comissão de
Normas, Regulamentos e Eleição: A Comissão apresenta relatório da reunião
realizada no dia 05 de abril de 2016, com o objetivo de orientar as cinco
instituições públicas (escolas e CDI´s) que haviam entregado a documentação
requerendo a inscrição de serviço junto ao CMDCA, porém, as mesmas necessitavam
de algumas adequações. No dia 20 de abril será realizada nova formação, para as
instituições públicas (Escolas e CDI´s) que ainda não entregaram a requisição
de inscrição. O evento ocorrerá no Auditório do Ditran (paço Municipal) às
14h30min. A Comissão apresenta relatório da reunião realizada no dia 04 de
abril de 2016, onde avaliou a documentação de requerimento de inscrição do CDI
Ivan Carlos Debortoli Duarte. A mesma encontra-se dentro dos critérios da
Resolução 17/2015, e a Comissão sugere a aprovação pelo Conselho a solicitação
da mesma. O presidente colocou em votação, sendo aprovada por unanimidade. ENCAMINHAMENTO: Assessoria proceder à
inscrição da entidade. A Comissão apresenta ainda proposta de contratação de
assessoria para a revisão da lei municipal 1.432/93 que cria e regulamento este
Conselho, de revisão do regimento interno do Conselho e do plano decenal
incluindo o diagnóstico social. Três empresas enviaram os orçamentos para os
referidos serviços. ENCAMINHAMENTO:
Enviar os orçamentos referentes à elaboração do Plano à Comissão de Elaboração
do Plano decenal para análise das propostas e definição da qual melhor
contempla a necessidade da Comissão. As demais propostas (Revisão da lei e do
regimento interno), a Comissão de Normas avaliará as mesmas e apresentará
próxima plenária para deliberação. Posse
da nova gestão do CMDCA (2016/2018) – O Presidente parabeniza as entidades não governamentais eleitas no pleito
eleitoral realizado no dia 29 de março/16 e que hoje seus representantes tomam
posse, bem como os representantes governamentais indicados pelo gestor
municipal. Como último ato da presidência deste Conselho, dá a posse aos
seguintes conselheiros, cujo ato foi conferido pelo Prefeito Municipal através
do Decreto nº 6.890 de 31 de março de 2016:
CONSELHEIROS GOVERNAMENTAIS
|
||
Órgão de representatividade
|
Membro Titular
|
Membro Suplente
|
Secretaria
de Administração e Gestão
|
Cleber
Sabel
|
Fátima
Terezinha Cerutti Arruda
|
Secretaria
de Assistência Social
|
Thaise
Quadros
|
Maiara
Polla dos Santos
|
Secretaria
de Educação
|
Rosangela
Santos Beloto
|
Grasiela
Werner da Silva
|
Secretaria
de Educação
|
Rosemeri
Melato
|
Gabriel
José Correa
|
CONSELHEIROS NÂO GOVERNAMENTAIS
|
||
Órgão de representatividade
|
Membro Titular
|
Membro Suplente
|
Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de
Gaspar
|
Karine
Suely Cogo Carbonera
|
Kelly
Pereira da Cunha
|
APAE Gaspar
|
Kátia
Uller
|
Vera
Lucia Stuepp Uessler
|
Ação Social e Cidadã – CEGAPAM
|
Jéssica
Vitorino
|
Jucemara
Glovacki Pessoa Fernandes
|
GAIAA – Grupo de Apoio a Infância e Adolescência
Abrigada
|
Gislaine
dos Santos
|
Milena
Maria Soares Pereira
|
Escolha
dos membros da Mesa Diretora e Comissões Permanentes e definição de calendário
das plenárias e reunião das comissões para 2016 –
Empossados os novos conselheiros de direitos, foi definido a composição da Mesa
Diretora e Comissões Permanentes, ficando a seguinte composição:
COMISSÕES
|
MEMBROS
|
MESA
DIRETORA
|
Presidente: Thaise de Quadros (Governamental)
Vice-Presidente: Gislaine dos Santos (Não
Governamental)
Secretário: Kátia Uller (Não-Governamental)
|
COMISSÃO
DE NORMAS, REGULAMENTOS E ELEIÇÕES
|
Cleber
Sabel (Governamental)
Maiara
Polla dos Santos (Governamental)
Thaise
de Quadros (Governamental)
Gislaine
dos Santos (Não-Governamental)
Kátia
Uller (Não-Governamental)
|
COMISSÃO
DE FINANÇAS E ORÇAMENTOS
|
Rosemeri
Melato (Governamental)
Fátima
T. C. Arruda (Governamental)
Karine
S. C. Carbonera (Não-Governamental)
Milena
Maria Soares Pereira (Não-Governamental)
|
COMISSÃO
DE INSCRIÇÃO, MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO
|
Thaise
de Quadros (Governamental)
Rosangela Santos Beloto (Governamental)
Gislaine
dos Santos (Não-Governamental)
Jéssica
Vitorino (Não-Governamental)
|
COMISSÃO
DE COMUNICAÇÃO, ARTICULAÇÃO E CAMPANHAS
|
Maiara
Polla dos Santos (Governamental)
Thaise
de Quadros (Governamental)
Vera
Lucia Stuepp Uessler (Não-Governamental)
Jucemara
Glovacki Pessoa Fernandes (Não-Governamental
|
As plenárias permanecem no mesmo dia e horário que vem
sendo praticado atualmente, ou seja, toda 2ª terça-feira do mês, às 09h00. Formação da Comissão de elaboração do Plano
Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente - Com a indicação
dos nomes de todas as Políticas Públicas do município, bem como Conselhos
Setoriais a Comissão de elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos da
Criança e do Adolescente, tem a seguinte composição:
Representação
|
Membros
|
|
Titular
|
Suplente
|
|
Educação
|
Camila Schreiber
|
Grasiela Werner da Silva
|
Assistência
Social
|
Rosane Zuchi Adão
|
Janice da Rosa
|
Saúde
|
Alba de Aguiar
|
|
CMAS
|
Cristiane Lenita Rhoden do Nascimento
|
Santiago Martin Navia
|
CMDCA
|
Maiara Polla dos Santos
|
Thaise de Quadros
|
Conselho
de Saúde
|
Bernadete Isensee
|
Amauri Bornhausen
|
Conselho
Tutelar
|
Juçara Spengler
|
Elzira R. L. Valgas
|
COMED
|
Maria Efigênia de
Oliveira
|
Luiz Otávio Rebouças Bastiani
|
C.
Juventude
|
Jean Paulo Reichert
|
________________
|
ENCAMINHAMENTO:
Emitir
Resolução de criação da Comissão e de nomeação dos membros acima mencionados. Entrega de certificados – foi entregue certificado aos
conselheiros de direitos da gestão 2014/2016 como forma de agradecimento e
reconhecimento pelo relevante serviço prestado ao município. Assuntos Gerais – A
Assessoria informa que haverá uma formação na AMVVI, dia 19 de abril, das
9h00min às 17h00min sobre a elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos da
Criança e do Adolescente. ENCAMINHAMENTO:
Comunicar aos membros da Comissão para que, quem tiver disponibilidade, possa
participar do evento. O Conselheiro Euclides agradeceu a todos pelo período em
que trabalharam juntos e que para ele foi um momento de grande aprendizado e,
dá as boas vindas aos novos conselheiros, desejando-lhes um bom trabalho. A
Conselheira tutelar Juçara, dá as boas vindas à nova gestão e deseja que possam
manter e fortalecer a parceria entre os dois órgãos na execução da Política de
Atendimento à Criança e o Adolescente. Não havendo
outros assuntos a tratar, deu-se por encerrada a presente reunião, sendo da
qual eu Eloir Rodrigues da Silva,
assessora técnica dos
conselhos, lavrei a presente ata que, após aprovada, será assinada pelos
conselheiros presentes.
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