quinta-feira, 16 de março de 2017

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE GASPAR-SC Nº 03/2017.

Aos sete dias do mês de fevereiro de dois mil e dezessete, às nove horas, na Sala de Audiência da 4ª Vara Cível, localizada na Rua Jackicélia Andrade, nº 145, Bairro Sete de Setembro – Gaspar – SC, realizou-se a Plenária Ordinária deste Conselho. Estavam presentes os conselheiros: Santiago Martin Navia, representante titular da Secretaria de Assistência Social; Calisto Lopes Cerqueira, representante suplente da Secretaria de Assistência Social; Renato da Costa Brambilla Marquetti, representante titular da Secretaria da Educação; Sandra Mara Hostins, representante titular da Secretaria da Educação; Roni Jean Muller, representante titular da Secretaria de Administração e Gestão; Kelly Pereira da Cunha, representante titular do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Alexssandra Goya Fernandes, representante, suplente do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Jéssica Vitorino, representante titular da Ação Social e Cidadã; Gislaine dos Santos, representante titular do GAIAA; Milena Maria Pereira Soares, representante suplente do GAIAA; Eloir Rodrigues da Silva, assessora técnica dos conselhos. Presentes ainda o Conselheiro Tutelar André Luís da Conceição, Jean Carlos de Oliveira representante do Controle Interno, Ernesto Hostin Secretário da Assistência Social e Ellana Formento coordenadora da entidade Ação Social e Cidadã – Lar das Meninas. A Conselheira Gislaine assumiu a presidência desta sessão, apresentando a seguinte pauta do dia: 1) Votação da Mesa Diretora; 2) Deliberação da ata nº 001/2017; 3) Programação das férias do Conselho Tutelar; 4) Situação atual sobre local de reuniões do CMDCA; 5) Definição do calendário das reuniões das comissões; 6) Correspondências; 7) Deliberação dos projetos FIA, conforme Edital nº 002/2016; 8) Assuntos Gerais: Grupo de WhatsApp. Votação da Mesa DiretoraGislaine informa que em virtude da substituição da representante da Secretaria de Assistência Social, Thaise de Quadros, a qual estava como Presidente deste Conselho se faz necessidade realizar nova eleição da Mesa Diretora. Questiona se o Conselho realiza a eleição entre os governamentais, cujo mandato vai até o mês de março de 2017 ou, se faz entre os não-governamentais, que é quem deve assumir o próximo mandato, até 2018. Sugeriu-se realizar a votação já escolhendo o(a) presidente um(a) representante da sociedade civil, considerando desnecessidade a alteração de documentos, etc, por apenas dois meses. Desta forma ficou acordado que se faça uma nova votação entre os representantes não-governamentais. A votação ficou como último ponto de pauta desta sessão. A ata de nº 001/2017 já havia sido enviada via e-mail para conhecimento e considerações dos Conselheiros. As considerações realizadas foram quanto à alteração do nome de dois conselheiros que estavam digitados incorretamente, devendo a ata ser corrigida e deliberada na próxima plenária ordinária. Programação das férias do Conselho TutelarConforme deliberado na plenária anterior foi solicitado ao Conselho Tutelar para que os Conselheiros apresentassem a programação de suas férias ao Conselho, para que o CMDCA possa informar a Secretaria de Assistência Social para os trâmites legais. ENCAMINHAMENTO Informar a Secretaria de Assistência Social para providências quanto à liberação das referidas férias, bem como a convocação da suplência. Situação atual sobre local de reuniões do CMDCAGislaine lembra que o Conselho cumpre um TAC – Termo de Ajuste de Conduta, proveniente de uma ação civil pública, onde esta determina que as plenárias do CMDCA sejam realizadas junto ao Fórum/Comarca Gaspar. Na época, o Conselho não tinha uma sala adequada e equipamentos para as reuniões, sendo assim necessário entrar com uma Ação Civil Pública para garantir que estas situações fossem adequadas às atividades do Conselho. Porém, no presente momento, existe uma boa estrutura física, bem como assessoria técnica e materiais suficientes. Contudo, é necessário fazer alguma movimentação para informar ao Ministério Público sobre a atual situação. A assessora Eloir informa que em 2016, fez-se um movimento de rever essa situação, onde se constatou que o processo estava na mesa do Desembargador Cid, em Florianópolis para despacho. Segundo a Assessoria do desembargador, a previsão para o despacho do mesmo seria em setembro/2016. Posterior a este período, não mantivemos mais contato com a assessora.  Sugeriu-se retomar este contato e verificar se houve alguma decisão a respeito. Sugeriu-se ainda que seja agendada uma reunião da Mesa Diretora com a Promotora Dra. Débora, para falar a respeito desse processo. ENCAMINHAMENTO: Assessoria providenciar agenda com a Promotora Dra. Débora. Definição do calendário das reuniões das comissõesEloir informa que na plenária anterior já tinha sido definido a composição das Comissões, porém, ficou faltando em tirar dois nomes de conselheiros (titular/suplente) para representar o Conselho junto ao Conselho Municipal de Educação – COMED. Os conselheiros Santiago (Governamental) e Kelly (Não-Governamental) se colocaram a disposição. ENCAMINHAMENTO: Assessoria oficiar o COMED sobre a representatividade. Sobre o calendário das reuniões das comissões, ficou definido: Mesa Diretora se reúne dois dias antes de cada Plenária. Comissão de Normas e Regulamentos se reúne na segunda-feira da 3ª semana do mês às 13h00. Comissão de Finanças e Orçamentos se reúne na quinta-feira da 3ª semana do mês às 08h30min. Comissão de Inscrição, Monitoramento e Acompanhamento se reúne na quarta-feira da 3ª semana de mês às 08h30min. Comissão de Comunicação, Articulação e Campanhas se reúne na sexta-feira da 3ª semana do mês às 08h30min. A conselheira Alexssandra que estava na Comissão de Acompanhamento do Plano SINASE solicita sair da mesma e migrar para a Comissão de Finanças e Orçamentos. Assim, a conselheira Jéssica passa a compor a Comissão de Acompanhamento do Plano SINASE.  Correspondências: RECEBIDASOf. 011/2017 de 06 de fevereiro de 2017, do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Gaspar, solicitando a substituição junto ao CMDCA, da Conselheira titular Ana Karina Schramm Matuchaki por Kelly Pereira da Cunha, permanecendo Alexssandra Goya Fernandes como suplente neste Conselho, representante do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Recebido do Poder Judiciário da Comarca de Gaspar, a decisão do Mandado de Intimação de Sentença 025.2016/011625-0, Autos nº 0003363-23.2013.8.24.0025, onde a impetrante foi Maria Ezonita Schmitt e o impetrado do CMDCA. O referido documento menciona que “Por meio da decisão de fls. 124/134, o pedido liminar restou indeferido, sendo então objeto de recurso de agravo de instrumento interposto pela impetrante, o qual teve o seguimento liminarmente negado (fls. 170/172). Of. 029/2017 do Gestor do SINASE, solicitando informações referentes à definição do percentual de recurso do Fundo do Direito da Criança e do Adolescente a serem aplicados no financiamento das ações previstas na Lei 12.594 de 18 de janeiro de 2012, em especial para capacitação, sistema de informação e de avaliação, no que se refere ao ano de 2017. ENCAMINHAMENTO: à Comissão de Normas para análise da referida solicitação. Recebido da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, a Campanha Unificada sobre o Fundo Municipal para a Infância e Adolescência – FIA, cuja campanha consiste na disponibilização gratuita aos Municípios da arte para materiais gráficos, informativos e de divulgação do FIA Municipal, para que os municípios possam utilizá-los em seus planejamentos de execuções das Campanhas. ENCAMINHAMENTO: à Comissão de Comunicação, Articulação e Campanhas para análise. Memorando nº 030/2017 da Secretaria de Assistência Social, encaminhando as prestações de contas do Grupo Detalhe de Teatro referente o projeto “Teatro: Abrindo Olhares. Garantindo Direitos”, devolvidas pela Superintendência de Controle Interno para adequações. ENCAMINHAMENTO: Enviar as prestações de contas à entidade para adequações. Recebido uma denúncia anônima, via e-mail, contra a conselheira tutelar Juçara Spengler, onde a pessoa informa que presenciou a referida conselheira, desrespeitando verbalmente uma pessoa que ela estava atendendo na sede do Conselho Tutelar e solicita que o Conselho tome providências a respeito.  Após discussões, deliberou-se por instaurar um Processo Disciplinar para averiguar a denúncia, para isso, institui-se a Comissão Processante Disciplinar, onde o representante do CMDCA será a conselheira Gislaine dos Santos, necessitando solicitar um representante do Conselho Tutelar e um da Procuradoria do Município. ENCAMINHAMENTO: Enviar ofício ao Conselho Tutelar e à Procuradoria do Município solicitando a indicação de representantes para compor a Comissão Processante. Of. 002/2017 recebido da Superintendência de Controle Interno, cujo assunto é referente o Edital nº 002/2016 de Chamada Pública do Fundo Municipal de Atendimento da Criança e do Adolescente de Gaspar, onde recomenda-se a suspensão do mesmo ou a alteração/revisão colocando-o de acordo com as instruções contidas na lei nº 13.019 de 31 de julho de 2014, que passou a vigorar a partir do dia 01 de janeiro de 2017. Jean, superintendente de Controle Interno justificativa tal recomendação mencionando que em sua opinião, é muito mais complexo refazer o referido edital colocando-o de acordo com a legislação 13.019 “Marco Regulatório” do que cancelá-lo por inteiro, lançando novo edital. Menciona ainda que se mantiver o edital 002/2016 em vigência, sem alterações, as entidades terão sérias complicações quando da prestação de contas junto ao Tribunal de Contas, pois o atual edital não contempla documentações exigidas na lei 13.019. Após discussões, a presidente colocou em votação a proposta  de suspensão/cancelamento do presente edital ou pela manutenção do mesmo, sendo este revisado conforme a lei 13.019. A Proposta de suspender/cancelar o edital foi aprovado por unanimidade. Sugeriu-se que se encaminhe à Comissão de Normas, regulamentos e Eleições para elaborar novo Edital de Chamamento público para o FIA. ENCAMINHAMENTO: 1) Emitir Resolução de cancelamento do referido Edital, publicando-o. 2) Enviar a Comissão de Normas, regulamentos e Eleições para elaborar novo Edital de Chamamento público para o FIA. Após várias discussões ficou acordado em encaminhar para a Comissão de Normas para fazer as adequações do novo chamamento do Edital.  Deliberação dos projetos FIA, conforme Edital nº 002/2016. Devido a suspensão do edital nº 002/2016, não faz sentido discutir esta pauta, sendo a mesma suprimida. Votação da Mesa Diretora. Procedeu-se a eleição da mesa diretora, onde a mesma ficou com a seguinte composição: Gislaine dos Santos (Presidente); Santiago Martin Navia (Vice-Presidente) Kelly Pereira da Cunha (1ª Secretária) e Sandra Mara Hostins (2ª Secretária). Assuntos Gerais Gislaine informa que o CMDCA possui um grupo no WhatsApp que é usado para colocar informações pertinentes ao Conselho e facilitar o contato entre os conselheiros. A Assessoria é a administradora do grupo, e estará cadastrando os novos membros. Santiago sugere que o CMDCA inicie estudos para se levantar o Diagnóstico Sócio Territorial, pois um dos grandes problemas técnico do Município é a falta de dados da Infância e Adolescência. Cita ainda que é de suma importância levantar estes dados, mesmo sendo o levantamento deste diagnóstico um processo de alto custo, mas que possibilitará ao Conselho visualizar dados de várias categorias que envolvam a Infância e Adolescência no Município. Após discussões acerca do assunto, o mesmo será ENCAMINHADO: à Comissão de Normas, Regulamentos e Eleições para elaboração do Termo de Referência para se abrir a licitação de contratação deste serviço. Santiago informa a todos que neste ano de 2017, haverá conferências Municipais do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, onde precisará da participação ativa também do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Gislaine menciona que enquanto presidente deste Conselho estará a disposição para qualquer situação, porém, o Conselho é unânime e gostaria que os trabalhos fossem realizados em equipe, garantindo o bom andamento da política pública para a Infância e Adolescência. Eloir menciona que após a última reunião do CMDCA foi questionada sobre algumas situações as quais gostaria de deixar claro para todos os conselheiros, que todo e qualquer posicionamento seu enquanto assessoria aos conselhos é considerando o olhar técnico. Todos os conselheiros sendo eles não governamentais ou governamentais (efetivos ou comissionados) exercem o mesmo papel e estão no Conselho para discutir e garantir a qualidade e o pleno exercício da política publica de atendimento a criança e ao adolescente. Eloir pede desculpas se por ventura, um comentário seu na última reunião, causou desconforto aos conselheiros governamentais. Jéssica também pede desculpas, caso a sua postura diante da reunião passada suou de forma negativa, pois não foi essa sua intenção. Roni também gostaria de pedir desculpas pelas situações geradas a partir da reunião anterior, pois para ele, houve um mal entendido onde ele estava equivocado. Coloca-se a disposição daquilo que for preciso, sempre se adequando ao que for preciso para a população e a criança e ao adolescente. Sandra menciona que, enquanto representante governamental, não se sentiu de forma alguma, constrangida na última reunião. Não havendo nenhuma outra manifestação, Gislaine agradece a presença de todos e deu por encerrada a presente reunião, sendo da qual eu Eloir Rodrigues da Silva, lavro a presente ata que será assinada pelos conselheiros presentes.

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