segunda-feira, 24 de abril de 2017

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE GASPAR-SC Nº 05/2017.

Aos quatorze dias do mês de março de dois mil e dezessete, às nove horas, na Comarca de Gaspar, Sala de Audiência da 4ª Vara, localizada na Rua Jackicélia Andrade nº 145 – Gaspar – SC, realizou-se a reunião Ordinária deste Conselho. Estavam presentes os conselheiros: Santiago Martin Navia, representante titular da Secretaria de Assistência Social; Renato da Costa Brambilla Marquetti, representante titular da Secretaria da Educação; Sandra Mara Hostins, representante titular da Secretaria da Educação; Roni Jean Muller, representante titular da Secretaria de Administração e Gestão; Alexssandra Goya Fernandes, neste ato, representante titular do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;Jéssica Vitorino, representante titular da Ação Social e Cidadã; Gislaine dos Santos, representante titular do GAIAA; Milena Maria Soares Pereira, representante suplente do GAIAA; Renata Rodrigues Magalhães, estagiária da assessoria técnica aos conselhos. Presentes ainda, Amanda Fischer Miguel, representanteda Secretaria de Assistência Social, CREAS e Medidas Sócio Educativas, Jorge Luiz Prucinio Pereira, representante da Secretaria de Administração e Gestão eo conselheiro tutelar André Luis da Conceição. A Presidente Gislaine abriu os trabalhos saudando a todos os presentes e na sequência, apresentando a pauta do dia sendo: 1)Deliberação das atas nº 01/2017, nº 02/2017, nº 03/2017 e nº 04/2017; 2) Momento Comissões; 3) Minuta chamamento público FIA; 4) Correspondências enviadas e recebidas; 5) Assuntos Gerais. As atas de nº 01/2017 e nº 03/2017, já haviam sido enviadas via e-mail para conhecimento e considerações dos Conselheiros. Como não houve manifestação de alteração, as mesmas foram colocadas em votação, sendo aprovadas por unanimidade e assinadas ao final. As atas de nº 02/2017 e nº 04/2017 sofreram correções das quais já foram feitas, sendo aprovadas por unanimidade e assinadas ao final.  Momento Comissões: Comissão de Normas, Regulamento e Eleições – Apresentou relatório de reunião realizada no dia 13 de março de 2017, onde sugeriu que será repassado 3% (três por cento) anualmente do percentual de Recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, a serem aplicados nos financiamentos das ações e em especial para capacitações, sistemas de informação e de avaliação, com base no Art. 31, da Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012, onde Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, sendo que o referido Sistema poderá encaminhar proposta solicitando recursos financeiros a qualquer tempo. A comissão sugere também que o percentual seja analisado anualmente, conforme análise dos trabalhos realizados pelo referido Sistema. As sugestões da Comissão foram aprovadas por unanimidade. Como ENCAMINHAMENTO a assessoria ficou responsável em fazer a Resolução do percentual. Avaliaram também o Termo de Referência do Diagnóstico Social, analisando propostas e ações de Entidades, para ver os valores, metodologias e demais questões. Santiago diz que numa próxima reunião extraordinária do Conselho, a Comissão apresentará as propostas buscadas. Discutiram também sobre a Minuta do Chamamento Público do FIA, considerando que a Procuradoria e Controladoria não enviaram as considerações sobre a referida Minuta, ficando no aguardo destas referidas avaliações para prosseguir com o Edital de chamamento. Gislaine informa que após as considerações enviadas será agendada reunião Extraordinária, para estar apresentando e discutindo sobre a Minuta. A assessoria fica responsável em enviar aos conselheiros a Minuta assim que chegar a avaliação da procuradoria e da controladoria. Também foi analisado pela Comissão o relatório do Conselho Tutelar do mês de outubro de 2016 a janeiro de 2017, onde destacaram os seguintes dados relacionados a violações de Direitos da Criança e do Adolescente: a) Direito violado na área da Vida e da Saúde, sendo 05 situações; b) Direito violado à Liberdade, Respeito e Dignidade, foram 17 situações; c) Direito violado à Convivência Familiar, foram 93 situações; d) Direito violado a Educação, Cultura, Esporte e Laser, foram 07 situações. André esclarece que no próximo trimestre houve aumento das situações de violações, destacando que serão bem maiores que no trimestre analisado anteriormente. Assessoria ficou responsável em trazer as cópias dos relatórios trimestrais do ano de 2016 enviado ao CMDCA pelo Conselho Tutelar. Analisaram também, a proposta de Capacitação feita pelo CREAS, para supervisão Técnica para profissionais do SUAS. Foi apresentada as seguintes empresas de consultoria: Empresa Costa Sul Consultoria e Assessoria, onde dariam o total de 110 horas de supervisão técnica, no período de abril a novembro de 2017, no valor total de R$ 23.600,00 (vinte três mil e seiscentos reais); Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, dariam o total de 110 horas de supervisão técnica, no período de abril a novembro de 2017, no valor total de R$ 63.000,00 (sessenta e três mil reais) e a proposta da empresa Ouriques Consultoria, dariam o total de 118 horas de supervisão técnica, no período de abril a novembro de 2017, no valor total de R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais). Após analises das propostas feitas pelas Empresas, a Comissão sugeriu a contratação da Empresa Costa Sul Consultoria e Assessoria, considerando que esta empresa já executou capacitações no munícipio, sempre com muito comprometimento e capacidade técnica e considerando também o menor valor oferecido pelas três empresas. A sugestão da comissão foi aprovada por unanimidade pelo Conselho. A Comissão analisou também, a Resolução nº 01/2016 que fala sobre o atendimento de crianças e adolescentes em situação de rua no SUAS e justifica que por entender que a demanda de crianças e adolescentes nesta situação não é expressiva no Município e que o próprio Município disponibiliza o serviço de acolhimento institucional para demandas de direitos violados. Decidiu-se que a Comissão não iria fazer encaminhamentos sobre a referida Resolução.Comissão de Inscrição, Monitoramento e Acompanhamento Apresentou relatório de reunião realizada no dia 15 de fevereiro de 2017 e analisou o parecer da Procuradoria Geral do Município, quanto o pedido de inscrição da Entidade Visual Mídia Formação Profissional, solicitada no ano passado, considerando que esta não provou através de seus documentos que é entidade sem fins lucrativos, atuantes na política do bem-estar da criança, do adolescente, do jovem. O parecer nº 421/2016 da Procuradoria, ao final deste, apresenta: “o indeferimento do cadastro da empresa privada Visual Mídia Formação Profissional no CMDCA, para fins de recebimento de recursos do FIA”. A Comissão analisou referido parecer da Procuradoria e decidiu por acatar o mesmo, indeferimento a inscrição da empresa privada Virtual Mídia Formação Profissional junto ao CMDCA. A Comissão se reuniu no dia 15 de fevereiro de 2017, apresentando relatório de reunião e analisou o pedido de inscrição do Serviço CRAS Casa da Família/SCFV, constatando que foram apresentados todos os documentos previstos na Resolução nº 017/2015 em seu art. 6º, apenas faltando e sugerindo o encaminhamento dos novos documentos de alteração do responsável do serviço, previstos no art. 6º, III e IV desta resolução. Como ENCAMINHAMENTO fazer Ofício para o referido Serviço pedindo a documentação faltante. A Comissão se reuniu no mesmo dia apresentando relatório de reunião e analisou o pedido de inscrição do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF/ CRAS Casa da Família, constatando que foram apresentados todos os documentos previstos na Resolução nº 017/2015 em seu art. 6º, apenas faltando e sugerindo o encaminhamento dos novos documentos de alteração do responsável do serviço, previstos no art. 6º, III e IV desta resolução. Como ENCAMINHAMENTO fazer Ofício para o referido Serviço pedindo a documentação faltante. A Comissão se reuniu no mesmo dia apresentando relatório de reunião e analisou o pedido de inscrição do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV/ Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Silvio Schramm, constatando que foram apresentados todos os documentos previstos na Resolução nº 017/2015 em seu art. 6º, porém, como já era de conhecimento da Comissão que houve a alteração do representante do dito Serviço, sugerem a solicitação ao Serviço que encaminhem os documentos previstos no Art. 6º, III e IV desta Resolução. Como ENCAMINHAMENTO fazer Ofício para o referido Serviço pedindo a documentação faltante. A Comissão se reuniu no mesmo dia apresentando relatório de reunião e analisou o pedido de inscrição do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF/ CRAS Silvio Schramm, constatando que foram apresentados todos os documentos previstos na Resolução nº 017/2015 em seu art. 6º, apenas faltando e sugerindo o encaminhamento dos novos documentos de alteração do responsável do serviço, previstos no art. 6º, III e IV desta resolução. Como ENCAMINHAMENTO fazer Ofício para o referido Serviço pedindo a documentação faltante. A Comissão se reuniu no mesmo dia apresentando relatório de reunião e analisou o pedido de inscrição do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos – SCFV/ Maria Hendricks, constatando que foram apresentados todos os documentos previstos na Resolução nº 017/2015 em seu art. 6º, apenas faltando e sugerindo o encaminhamento dos novos documentos de alteração do responsável do serviço, previstos no art. 6º, III e IV desta resolução. Como ENCAMINHAMENTO fazer Ofício para o referido Serviço pedindo a documentação faltante. Comissão de Finanças – Apresentou relatório de reunião realizada no dia 16 de fevereiro de 2017, para realizar parecer sobre a prestação de contas do FIA, referente ao exercício do ano de 2016. Constaram que, ao analisar novamente a prestação de contas do Projeto Pediasuit concluíram que a prestação está de acordo com as exigências. Os documentos faltantes foram acrescentados e verificou-se que estão de acordo. Solicitam que o parecer seja anexado à prestação de contas. Minuta chamamento público FIA – Foi enviada a Minuta do Chamamento Público do FIA para considerações e análisesda Procuradoria e Controladoria do Município, entretanto, no presente momento não foram enviadas as considerações sobre a referida Minuta. Assim que a Controladoria e Procuradoria derem uma resposta positiva, será enviado para todos os conselheiros por e-mail para analise da Minuta antecipando a leitura e se houver alterações por parte dos conselheiros, a Comissão de Normas se reunirá para adequar as correções. Correspondências: RECEBIDAS – Of. 05/2017 recebido da APAE – Gaspar, comunicando a substituição da conselheira titular Kátia Ullere nomeia o Sr. Rogério Alves de Andrade como Titular para representar a APAE de Gaspar, junto ao CMDCA. Como ENCAMINHAMENTO será enviado via Ofício a cópia do Ofício 015/2017; Of. 092/2017 recebido do Conselho Tutelar, solicitando a cópia do Ofício enviado e protocolado ao executivo referente a proposta de Lei do FIA, CMDCA e Conselho Tutelar. Gislaine aproveita para pontuar que no ano de 2016 foi analisado o Projeto de Lei do CMDCA, FIA e Conselho Tutelar, sobre a Lei nº 1.432/93, que dispõe sobre a Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente,onde foi encaminhado para o Prefeito Municipal e posteriormente iria ser encaminhado para a Câmara de Vereadores para aprovação ou não desse Projeto de Lei. Porém, o Gabinete encaminhou apenas a sugestão de alteração do Art. 15, II, da Lei nº 1.432/93: “Art.15 – Os recursos do Fundo serão constituídos de: II - Dotação configurada anualmente na legislação orçamentária municipal, que deverá ser de no mínimo 1% (um por cento) da receita efetivamente arrecadada”,solicitando para que fosse tirado o percentual de 1% (um por cento); Jorge Pereira fica responsável em falar com o prefeito e trazer dados e informações para a próxima plenária ou para a próxima extraordinária do Conselho. Gislaine aproveita para esclarecer que existe uma Campanha em Nível Estadual para que o Conselho trabalhe junto. Santiago diz que o Conselho precisa aderir a está campanha, pois o Município de Gaspar no ano de 2012 teve um Relatório da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, ficando responsável o Município a cada 02 anos enviar o Relatório sobre o que esta sendo feito. Santiago sugere que a Comissão de Comunicação, precisa começar a trabalhar neste Relatório, ou falar com a imprensa da Prefeitura para fazer a divulgação. Of. 001/2017 recebido do Conselho Municipal de Educação de Gaspar – COMED, indicando os nomes dos conselheiros: Raquel Bernardes Corrêa e Lucia Margarida Goedert, para compor a Comissão Permanente de Acompanhamento e Monitoramento do Plano SINASE; Of. 062/2017 recebido da Secretaria de Assistência Social de Gaspar, em resposta ao Ofício nº 017/2017, indicando os nomes dos representantes para compor a Comissão Permanente de Acompanhamento e Monitoramento do Plano SINASE: Claudionei Venske e Rosane Zuchi Adão; Of. 069/2017 recebido do Gestor do SINASE da Secretaria de Assistência Social de Gaspar, solicitar o encaminhamento para às Secretarias Municipais responsáveis pelo atendimento de crianças e adolescentes, com vistas a designar representantes para compor a comissão intersetorial de avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo do Município de Gaspar, considerando a Lei 12.594 de 18 de janeiro de 2012;Of. 036/2017recebido da Secretaria de Assistência Social de Gaspar, informando sobre o Programa Criança Feliz, que foi “instituído em 2016 pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, através da resolução nº 19, de 14 de novembro de 2016. O prazo para adesão ao referido programa encerrava-se no dia 10 de fevereiro de 2017, porém, o Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS o qual deveria fazer a adesão ao Termo de Aceite, não aprovou a referida adesão, justificando não ter quadro de recursos humanos para assumir mais esta competência. O fato de Estado não ter aderido ao Programa Criança Feliz, prejudica os municípios, pois não poderão contar com assessoria técnica para desempenho e continuidade do mesmo. O documento ressalta ainda que os três CRAS existentes no município, já vem realizando atendimentos, visitas, encontros mensais com palestras temáticas sugeridas pelos usuários da assistência, dentro outros atos preconizados. Desta forma, a Secretaria de Assistência Social de Gaspar informa que não estará aderindo ao Programa Criança Feliz; Of. 034/2017 da Secretaria de Assistência Social de Gaspar, em resposta ao Ofício nº 009/2017 – CMDCA, esclarecendo que até o presente momento a Secretaria não recebeu nenhuma solicitação de férias por parte dos Conselheiros Tutelares; Of. 044/2017 recebido da Secretaria de Assistência Social de Gaspar, a solicitação de documentos feita pelo controle interno do Município, pedindo atenção especial ao prazo para encaminhamento; Of. 015/2017 do Grupo de Apoio a Infância e Adolescência Abrigada – GAIAA, informando que a Entidade, administradora do serviço institucional que atende crianças de 0 a 12 anos está oficialmente alterando o nome do referido serviço para “Abrigo Institucional Sementes do Amanha”;Realizado Relatório de Capacitação Proteção Social Básica, cuja Capacitação foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Gaspar sobre a Política de Assistência Social e o SUAS à rede de atendimento socioassistencial da Proteção Básica do Município.Of. 046/2017 do Conselho Tutelar de Gaspar, em resposta ao Ofício nº 007/2017 – CMDCA, informando que em decisão colegiada, o conselheiro tutelar André Luís da Conceição, foi indicado para compor a Comissão de Processo Administrativo Disciplinar; Of. 028/2017 da Procuradoria Geral do Município, em resposta ao Ofício nº 009/2017 – CMDCA, indicando a servidora efetiva Simone Tatiana Huther, para compor a Comissão de Processo Administrativo Disciplinar. ENVIADOS:Of. 004/2017 para o Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Gaspar, solicitando alteração do Decreto nº 6.890 de 31 de março de 2016, o qual nomeia os representantes junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Gaspar, conforme novas indicações; Of. 008/2017 para o Procurador Geral do Município, solicitando a indicação de um Procurador Municipal para compor a Comissão de Processo Administrativo Disciplinar da Conselheira Tutelar, conforme preconizado na Lei Complementar nº 51, de 07 de dezembro de 2012; Of. 01/2017 da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar solicitando que seja prorrogado, a partir do dia 23 de março de 2017, o prazo por mais 30 dias para a conclusão dos trabalhos da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar do PAD CMDCA 01/2017, instaurado para apurar a responsabilidade da Conselheira Tutelar. Aprovado pelo Conselho por unanimidade a dilação do prazo; Of. 019/2017 ao Superintendente do Controle Interno, solicitando a análise da Minuta do Chamamento Público FIA , conforme discutido em reunião do dia 06/02/2017, junto ao Prefeito Municipal, onde solicita a análise no prazo de 10 dias, a fim de deliberar sobre o tema na plenária ordinária do Conselho em 14/03/2017; Of. 015/2017 Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Gaspar, encaminhando a minuta da proposta de alteração da Lei 1.432, de 24 de maio de 1993, a qual dispõe sobre a Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Gaspar, para os trâmites legais junto ao Poder Legislativo, ressaltando que a referida proposta de alteração foi amplamente debatida pelos conselheiros de Direitos, aprovada na plenária extraordinária realizada no dia 10 de fevereiro de 2017; Of. 011/2017 ao Grupo Detalhe de Teatro encaminhar as prestações de contas, referente ao Projeto “ Teatro: Abrindo Olhares, Garantindo Direitos” a pedido da Superintendência de Controle Interno da Prefeitura de Gaspar, para adequações; Of. 006/2017 ao Conselho Municipal de Educação – COMED, informando que os conselheiros que representarão o CMDCA junto ao COMED serão: Santiago Martin Navia (Titular) e Kelly Pereira da Cunha (Suplente); Of. 007/2017 ao Conselho Tutelar, solicitando no prazo de 05 dias, a indicação de um Conselheiro Tutelar para compor a Comissão de Processo Administrativo Disciplinar da Conselheira Tutelar, conforme preconiza na Lei Complementar nº 51, de 07 de dezembro de 2012; Of. 009/2017 ao Secretário Municipal de Assistência Social, informando que o Conselho Tutelar apresentou a programação de férias dos Conselheiros Tutelares; Of. 011/2017 ao Grupo Detalhe de Teatro, encaminhando as prestações de contas, referente ao Projeto “Teatro: Abrindo Olhares, Garantindo Direitos” a pedido da Superintendência de Controle Interno da Prefeitura de Gaspar, para adequações da mesma; Of. 010/2017 ao Centro de Desenvolvimento Sócio Esportivo e Cultural no Brasil – CEDESB, encaminhando o certificado de Registro de Entidade junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Gaspar; Of. 005/2017 ao Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Gaspar, nomeando a nova presidente e o novo vice-presidente do CMDCA e a criação de decreto delegando poderes para a presidente gerir o FIA no que se refere à definição das diretrizes de utilização dos seus recursos, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social; Of. 013/2017 à Diretora da Assistência Social de Gaspar, encaminhando cópia da documentação abaixo relacionada, as quais foram solicitadas através do Memorando nº 044/2017 – SAS de 09 de fevereiro de 2017: a) Parecer sobre prestação de contas do FIA/2016; b) Plano de Ação e Plano de Aplicação do CMDCA; c) Relatório de avaliação do cumprimento do Plano de Ação e Plano de Aplicação do CMDCA; Of. 012/2017 à Diretora da Assistência Social de Gaspar, reencaminhando a prestação de contas referente ao Projeto Pediasuit da Entidade APAE/Gaspar, que fora custeado com recursos do Fundo da Infância e Adolescência – FIA, devolvido para adequações; Of. 016/2017 à Diretora de Assistência Social de Gaspar, reencaminhando toda a documentação (projeto e prestação de contas) do Projeto “Teatro: Abrindo Olhares, Garantindo Direitos”, da Entidade Grupo Detalhe de Teatro; Of. 014/2017 enviado ao Prefeito Municipal de Gaspar com cópia para o Secretário Municipal de Assistência Social, à Secretária Municipal de Educação de Gaspar, à Secretária Municipal de Saúde de Gaspar, ao Diretor- Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer de Gaspar, ao Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, ao Presidente do Conselho Municipal de Educação de Gaspar, ao Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Gaspar, ao Presidente do Conselho Municipal da Cultura e ao Presidente do Conselho Municipal da Juventude, encaminhando a cópia do Plano Municipal Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de Gaspar – 2016/2026 para conhecimento e aplicação do mesmo; Of. 017/2017 enviado ao Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social com cópia para, o Diretor- Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer de Gaspar, ao Presidente do Conselho Municipal de Educação de Gaspar, ao Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Gaspar, ao Secretário Municipal de Assistência Social, à Secretária Municipal de Educação de Gaspar, à Secretária Municipal de Saúde de Gaspar,solicitando que seja indicado dois representantes da Secretaria (titular/suplente) para compor a Comissão Permanente de Acompanhamento e Monitoramento do Plano SINASE; Of. 018/2017 ao Procurador Geral do Município, solicitando a análise da Minuta do Chamamento Público FIA, conforme discutido em reunião do dia 06/02/2017, junto ao Prefeito Municipal. ASSUNTOS GERAIS: A partir do dia 06 de março de 2017 a Assessora Técnica Eloir, da Assessoria aos Conselhos, por desejo pessoal, retornou à SAMAE, sua lotação de origem. Os conselheiros discutiram sobre a falta de assessoria técnica e sobre a possibilidade do retorno da assessora Eloir na assessoria aos conselhos devido ao conhecimento técnico da mesma na área socioassistencial. Caso a mesma não deseje retornar, que esta auxilie nos trabalhos do Conselho até a substituição dela. Para isto, o Conselheiro Santiago responsabilizou-se em contatar com o Secretário Municipal de Assistência Social, Sr. Ernesto Hostins sobre o assunto discutido e retornará a este Conselho, logo que obter conhecimento dos encaminhamentos feitos pelo responsável. A presidente Gislaine agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a presente reunião, sendo da qual eu Renata Rodrigues Magalhães, lavro a presente ata que será assinada pelos conselheiros presentes.

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