segunda-feira, 24 de abril de 2017

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE GASPAR-SC Nº 007/2017.

Aos onze dias do mês de abril de dois mil e dezessete, às nove horas, na Sala de Audiências da 4ª Vara, localizada na Comarca de Gaspar, Rua Jackicélia Andrade, nº145, Bairro Sete de Setembro, em Gaspar /SC, realizou-se a reunião Ordinária deste Conselho. Estavam presentes os conselheiros: Santiago Martin Navia, representante titular da Secretaria de Assistência Social; Renato da Costa Brambilla Marquetti, representante titular da Secretaria da Educação; Sandra Mara Hostins, representante titular da Secretaria da Educação; Roni Jean Muller, representante titular da Secretaria de Administração e Gestão; Jorge Luiz P. Pereira, representante suplente da Secretaria de Administração e Gestão; Rogério Alves de Andrade, representante titular da APAE; Alexssandra Goya Fernandes, representante suplente do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Jéssica Vitorino, representante titular da Ação Social e Cidadã; Milena Maria Pereira Soares, representante suplente do GAIAA; Gislaine dos Santos, representante titular do GAIAA; Renata Rodrigues Magalhães, estagiária da assessoria técnica aos conselhos e Ana Flávia Wessling, assessora técnica aos conselhos. Ainda presentes a conselheira tutelar Juçara Spengler, o Oficial de Justiça Ednei de Souza e a coordenadora do Medidas Socioeducativas Amanda Fischer Miguel. A Presidente Gislaine abriu os trabalhos saudando a todos os presentes e na sequência, apresentando a pauta do dia a ser trabalhada: 1) Deliberação da ata nº 05/2017; 2) Momento Comissões; 3) Correspondências enviadas e recebidas; 4) Assuntos gerais. A presidente Gislaine iniciou a reunião repassando aos conselheiros a ata nº 005/2017 para ser aprovada e assinada pelos mesmos, uma vez que já havia sido encaminhada por e-mail através da assessoria aos conselhos para as devidas alterações. Sem modificações, a mesma foi assinada pelos conselheiros presentes. Momento Comissões: Comissão de Inscrição, Monitoramento e Acompanhamento - A comissão informou que analisou o pedido de renovação de inscrição da entidade APAE, Centro de Convivência Maria Hendrichs, CRAS Casa da Família, CRAS Silvio Schramm e CRAS Zilda Arns e que as mesmas apresentaram todos os documentos necessários previstos na Resolução 17/2015, sendo sugerido a renovação da inscrição. Os membros, por unanimidade, acataram a sugestão da comissão. O SENAC e a Fundação Municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer solicitaram registro junto a este Conselho, apresentando todos os documentos previstos na Resolução 17/2015, sendo sugerido pela Comissão a inscrição destes junto ao Conselho. Os membros, por unanimidade, acataram a sugestão da comissão. Comissão de Comunicação, Articulação e Campanhas - A presidente apresentou o orçamento dos valores unitários dos materiais quem foram aderidos junto a Campanha Unificada do FIA. O Conselho após discussão, deliberou pela fabricação de 30.000 flyers, 1.000 pastas, 50 cartazes, 3 banners e 25 perfurates. Considerando a quantidade de materiais deliberada, a Presidente deste Conselho solicitou ao conselheiro Roni que apresentasse novo orçamento com as quantidades sugeridas. A conselheira Alexssandra sugeriu que haja divulgação no evento “Encontro de Gestantes”, projeto este, realizado pelo Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Presidente sugere que a Comissão de Comunicação crie propostas de divulgação de projetos que foram custeados nos últimos dois anos pelo FIA e que estes apresentem as mesmas na próxima plenária. Ainda sobre a Campanha Unificada do FIA, Gislaine expõe que, considerando que o prazo de declaração do imposto de renda expira ao final deste mês, a adesão do material servirá para que neste ano, o Conselho trabalhe no município apresentando o FIA e de que forma a doação poderá ser realizada pelos interessados. Que o resultado deste trabalho poderá ser percebido no próximo exercício de declarações de imposto de renda. A Presidente sugere que as visitas nos escritórios de contabilidade e aos empresários do município de Gaspar, sendo às empresas Círculo S/A; Ceramfix Argamassas e Rejuntes; Bunge Alimentos LTDA e Real Plastic sejam realizadas pela Comissão de Comunicação, sendo aceita a sugestão pelos membros desta comissão. Comissão de Normas, Regulamentos e Eleições Diante da publicação em 04/04/2017, do Chamamento Público Edital 01/2017 do CMDCA, a comissão de normas sugere uma capacitação para as entidades governamentais e não governamentais, inscritas no CMDCA, para que estas compreendam o Edital publicado e a nova Lei Federal 13.019/2014 que trata de parcerias entre Poder Público e OSC, sendo esta lei, base para a construção do novo edital, que tornou-se mais complexo em relação ao anterior que restou cancelado. Os membros, por unanimidade, aprovaram a sugestão da capacitação. A comissão apresentou três orçamentos, sendo estes das empresas EGEM, no valor de R$ 3.500,00, carga horária 10 horas, Costa Sul, no valor de R$ 1.000,00, carga horária de 04 horas e Práticas Assessoria, no valor de R$ 2.000,00, carga horária de 10 horas. Após discussão sobre a proposta/metodologia e valor de cada empresa, os membros, por unanimidade, escolheram a empresa EGEM - Escola de Gestão Pública Municipal, considerando que a empresa vem sendo reconhecida como principal instituição de referência em qualificação profissional e prestação de serviços para os municípios catarinenses. Levamos em consideração também a capacidade técnica do palestrante indicado por eles, Sr. Alexandre Alves, sendo este, Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Este palestrante vem capacitando outros municípios sobre o mesmo tema e tem se destacado pela coerência e didática durante a capacitação, conseguindo alcançar os objetivos propostos. Definiu-se que assessora técnica Ana Flávia contatará com a EGEM e verificará disponibilidade para agendarmos a capacitação para uma data no menor tempo possível. Da mesma forma, o conselheiro Jorge se dispôs a orçar locais, com disponibilidade de restaurante para sediar a capacitação. Após definido data e local, a assessora técnica informará, por e-mail e telefone a estes conselheiros, as entidades governamentais e não governamentais sobre a capacitação, disponibilizando um prazo de três dias para inscrição dos mesmos. Esta Comissão também analisou três projetos, sendo: “Qualifica Jovem”, encaminhado pelo Serviço de Medidas Socioeducativas que busca atender a todos os jovens inscritos no serviço, disponibilizando vagas em cursos no SENAI e SENAC de curta duração para que estes se qualifiquem para a inserção no mercado de trabalho. O valor será apresentado posteriormente, após a adesão dos adolescentes vinculados, devendo este ser custeado com valores já disponibilizados no percentual de 3% anual àquele serviço. Analisou- se também o projeto “Percurso Lúdico e Formativo para Equipe de Profissionais do Abrigo Institucional Sementes do Amanhã”, da entidade GAIAA, no valor de R$ 10.800,00, com a finalidade de oferecer formação através de um formador com experiência na área, aos trabalhadores daquele serviço, voltado a temas rotineiros do serviço de acolhimento institucional. Também, o projeto Campanha “Faça Bonito” de 18 de maio, sobre o “Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” do CREAS, no valor de R$ 2.500,00. A proposta será de um dia de conscientização no espaço físico do GASCIG para orientar as pessoas, crianças e adolescentes que ali circularem sobre o tema. A campanha, para ser executada, necessita de recursos financeiros para custear balões, folders, banners, camisetas e balas. Após explanação, os membros deste conselho, por unanimidade votaram pela aprovação dos projetos. Comissão Processo Administrativo Disciplinar - Com base na Lei Complementar nº 51 de 2012, após o término dos trabalhos da Comissão em relação a denúncia apresentada a conselheira tutelar Juçara Spengler,  deverá ser agendada reunião específica para que a comissão apresente relatório final ao Conselho, para que este delibere e julgue sobre referida denúncia. Esta reunião ficou agendada para 20/04/2017, às 9h, na sala dos conselhos. Correspondências: ENVIADAS – Of. 028/2017 para a entidade Ação Social e Cidadã no qual informa que a inscrição desta junto ao CMDCA vencerá em 21/04/17, orientando sobre a importância da renovação da mesma; Of. 029/2017 para a entidade Associação Amigos da Dança de Gaspar no qual informa que a inscrição desta junto ao CMDCA vencerá em 23/08/17, orientando sobre a importância da renovação da mesma; Of. 030/2017 para o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no qual informa que a inscrição desta junto ao CMDCA vencerá em 26/07/17, orientando sobre a importância da renovação da mesma; Of. 031/2017 para a entidade Grupo de Apoio à Infância e Adolescência Abrigada - GAIAA no qual informa que a inscrição desta junto ao CMDCA vencerá em 26/07/17, orientando sobre a importância da renovação da mesma; Of. 032/2017 para a Secretaria Municipal de Assistência Social no qual informa que a inscrição desta junto ao CMDCA vencerá em 26/07/17, orientando sobre a importância da renovação da mesma; Of. 038/2017 ao Chefe de Gabinete do Município de Gaspar apresentando uma cópia da proposta do Chamamento Público do FIA 2017 para publicação oficial do mesmo; Of. 027/2017 ao Presidente do Conselho Tutelar de Gaspar apresentando a cópia do Of. 015/2017, encaminhado por este ao Gabinete e ao Secretário de Assistência Social; Of. 037/2017 à Procuradoria Municipal de Gaspar, solicitando um representante para compor a Comissão Especial de Análise de Projetos do CMDCA; Of. 039/2017 ao Secretário de Assistência Social solicitando uma profissional para a assessoria técnica do CMDCA; Of. 041/2017 à Comissão de Processo Administrativo Disciplinar apresentando cópia da ata nº 05/2017 da reunião ordinária do CMDCA requisitado pela Presidente da Comissão; Of. 036/2017 para o Secretário de Administração e Gestão solicitando um representante da área contábil para compor a Comissão Especial de Análise de Projetos do CMDCA. RECEBIDAS – Of. 001/2017 recebido da Conselheira Tutelar Juçara Spengler solicitando documentos em relação à Comissão de Processo Administrativo Disciplinar; Of. 02/2017 recebido da Secretaria de Administração e Gestão a fim de substituir o Conselheiro Claudionei de Oliveira pelo servidor Jorge Luiz Prucínio Pereira; Of. 128/2017 recebido do Conselho Tutelar de Gaspar em resposta ao Of. 040/2017, informando que as devidas providências foram tomadas e o Conselho Tutelar do Município de Quilombo foi informado de tais medidas por e-mail; Of. 083/2017 recebido do Conselho Tutelar de Gaspar reiterando o Of. 015/2017 enviado ao CMDCA requisitando que sejam atualizados os dados de todo Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes de Gaspar; Of. 119/2017 recebido da Secretaria Municipal de Educação em resposta ao Of. 017/2017, indicando representante titular para compor a Comissão Permanente de Acompanhamento e Monitoramento do Plano SINASE; Of. 287/2017 - Cópia da Recomendação - recebido do Ministério Público encaminhada para Câmera de Vereadores em relação ao projeto de lei nº 007/2017; Of. 265/2017/01PJ recebido do Ministério Público solicitando resposta em relação ao Memorando nº 0280/2016 encaminhado em 03 de novembro de 2016 para Secretaria de Assistência Social, referente ao repasse financeiro previsto no termo de convênio da entidade GAIAA e o Município de Gaspar. Gislaine, representando a entidade GAIAA informa que trata-se de valores da subvenção solicitados pela entidade à Secretaria e que a gestão anterior rejeitou repassar, informando que a entidade não teria direto ao reajuste anual pelo índice do INPC, considerando que no ano anterior havia tido seu convênio renovado entre as partes. Gislaine se propõe a responder o questionamento feito pelo MP, informando que este conselho somente obteve conhecimento sobre a situação apresentada nesta reunião ordinária e que sugere que seja encaminhado ofício à Secretaria de Assistência Social para que esta informe se houve encaminhamentos sobre tal situação. Assuntos Gerais – A Presidente Gislaine solicita às Entidades Governamentais e Não Governamentais para que solicitem aos seus suplentes à participação efetiva destes nas reuniões previamente marcadas, tanto para as Plenárias quanto às reuniões das Comissões do CMDCA. Desta forma, os suplentes estarão acompanhando as discussões deste Conselho e poderão estar totalmente inteirados dos assuntos do CMDCA, nos momentos que necessitarem substituir seus titulares. O conselheiro Santiago informa que no dia 12/04/2017às 8h30min no auditório do DITRAN,haverá a primeira reunião para organizar a campanha “Maio Amarelo” que trata da conscientização e prevenção a acidentes de trânsito, explanando que já estão envolvidas mais de 20 entidades do Município. A campanha irá utilizar de uma série de ações organizadas em um cronograma para atingir um público de todas as idades. Santiago conclui externando a importância da participação do Conselho na campanha e convida a todos os conselheiros que estiverem disponíveis para comparecer à reunião. O conselheiro Jorge informou sua participação na reunião com o SESCON com a intenção de divulgar o FIA. A presidente Gislaine agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a presente reunião, sendo da qual eu, Carlos Eduardo Schramm de Oliveira, estagiário, lavro a presente ata que será assinada pelos conselheiros presentes.

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