sexta-feira, 20 de abril de 2018

ATA N°023/2017 REUNIÃO ORDINÁRIA CMDCA GASPAR/SC


ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE GASPAR-SC Nº 023/2017. Aos doze dias do mês de dezembro de dois mil e dezessete, às nove horas, na Sala de Audiência da 4ª Vara Cível, localizada Rua Prefeito Júlio Schramm, nº 33, Bairro Sete de Setembro, em Gaspar – SC, Comarca de Gaspar, 5° andar, n° 500 – sala de Audiência; realizou-se a reunião Ordinária deste Conselho. Estavam presentes os conselheiros: Santiago Martin Navia, representante titular da Secretaria de Assistência Social; Renato da Costa Brambilla Marquetti, representante titular da Secretaria da Educação; Sandra Mara Hostins representante titular da Secretaria de Educação; Roni Jean Muller, representante titular da Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa; Aurino Amaral, representante titular do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;Gislaine dos Santos, representante titular do GAIAA; Jéssica Vitorino representante titular Ação Social e Cidadã;Ana Flávia Wessling, assessora técnica aos conselhos e Paola Coradini, estagiária da Assessoria aos Conselhos. A Presidente Gislaine abriu os trabalhos saudando a todos os presentes e na sequência, apresentando a pauta do dia a ser trabalhada: 1) Leitura e Aprovação da ATA n° 022/2017 (ordinária do mês de novembro); 2) Momento Comissões: - Comissão de Normas; - Comissão de Inscrição; - Comissão de Comunicação; - Comissão de Finanças; 3) Momento Conselho Tutelar; 4) Correspondências Recebidas; 5) Correspondências Enviadas; 6) Assuntos Gerias: - Convite Divulgação Campanha Unificada FIA; - Roda de Conversa com Escolas; - Reunião Campanha Unificada; - Edital de Eleição Representante Não Governamentais. 1 )Leitura e Aprovação da ATA n° 022/2017 (ordinária do mês de novembro): após leitura realizada pela conselheira Sandra, foi colocada em votação e aprovada por todos os membros presentes. Presidente Gislaine, sugere que nas atas, os ofícios enviados e recebidos sejam apenas descritos pelonúmero, assunto, quem enviou e quem recebeu, pois estes ficam arquivados. Sobre as colocações/falas dos conselheiros durante a reunião, da mesma forma, apenas descrever a ideia geral, sem detalhes de falas. Sandra sugere que deve ser pelos assuntos da pauta e as deliberações. A ATA nº 021/2017, foi lida na reunião ordinária de novembro/2017 e após alterações solicitadas, foi assinada pelos presentes. 2) Momento Comissões: *Comissão de Normas, Regulamentos e Eleições se reuniu no dia 01 de dezembro e elaborou o Edital de Eleição de representantes das organizações da sociedade civil para o biênio 2018/2020. O Edital nº004/2017 com as alterações e sugestões propostas pela Comissão de Normas foi enviado antecipadamente por e-mail para todos os conselheiros no dia 08 de dezembro de 2017.  Todas as considerações do Edital 004/017 foram propostas com base no Edital 003/2015 e apresentadas pela Comissão de Normas à plenária. Após questionamentos, explicações e discussões para consenso, restou aprovado por unanimidade pelos conselheiros presentes. O Edital 004/2017 e o Regimento Interno se encontram em anexo.*Comissão de Inscrição, Monitoramento e Acompanhamento: se reuniu no dia 01 de dezembro, e analisou novamente o pedido de inscrição da APP da E.E.B. Professora Angélica de Souza Costa. Verificou-se que faltou a Declaração assinada por autoridade pública que a entidade está em funcionamento. Faltou apresentar o Estatuto original para autenticação junto ao CMDCA. Deve-se enviar ofício para Entidade solicitando a documentação faltante. Também se reuniram no dia 08 de dezembro e analisaram novamente o pedido de inscrição da APP da E.E.B. Professora Angélica de Souza Costa, onde foi entregue os documentos solicitados, sendo sugerida a inscrição da APP. Analisou-se os documentos da Federação Catarinense de Ciclismo, mas não apresentou todos os documentos solicitados.Deve-se enviar ofício para Entidade solicitando a documentação faltante; Analisou-se os documentos do pedido da Associação de Proteção, Acolhimento e Inclusão Social – PAIS. Faltaram os seguintes documentos: - autenticação, pelo CMDCA do Estatuto; - autenticação, pelo CMDCA da ATA da vigência Diretoria ; - plano de trabalho da entidade PAIS; * Diretoria da PAIS está com tempo de vigência expirado, de acordo com o Estatuto Art. 17, parágrafo único;  -  Declaração de Autoridade Pública apresentada com data equivocada (30 de dezembro de 2017); - Alvará de Licença: a entidade deverá apresentar a isenção do referido alvará através de Declaração da Prefeitura de Balneário Camboriú. Enviar ofício para Entidade solicitando a documentação faltante. Os membros, por unanimidade, acataram a sugestão da comissão. *Comissão de Comunicação, Articulação e Campanhas se reuniu no dia 17 de novembro, onde foi sugerido a criação de um Certificado para doar as empresas parceiras do FIA/CMDCA. Após questionamentos dos conselheiros com relação a data para entrega dos certificados, chegou-se ao consenso que os certificados sejam desenvolvidos e conforme as empresas passam a ser parceiras, poderá ser entregue o certificado. Sugestão aceita por unanimidade pelos conselheiros presentes; - Verificar a possibilidade de vídeo institucional sobre o CMDCA e suas ações desenvolvidas, com agência de publicidade sendo este realizado em2019. Roni que faz parte da comissão sugere realizar este vídeo direto com agência de publicidade para ficar um material bem desenvolvido e apresentável. Presidente Gislaine sugere que o vídeo fique pronto para segundo semestre de 2018. Sugestão aceita por unanimidade pelos conselheiros presentes. 3) Momento Conselho Tutelar:  não estavam presentes. 4) Correspondência Recebidas:à Of.050/2017 da Ação Social e Cidadã – Lar das Meninas para Presidente deste Conselho e para o Gestor da Parceria do Projetos FIA com relação a mudança no cronograma de desembolso do Projeto de Lazer e Interação, custeado pelo FIA. àE-mail da Secretaria do Foro da Comarca de Gaspar respondendo ao Ofício n°141/2017, informando que não é possível acessar a internet do Tribunal de Justiça, pois deverá ser realizado por um servidor, disponibilizando sua senha;à E-mail Procuradoria Geral do Município, respondendo sobre a Contratação Conselheiro Tutelar Suplente; àOf.475/2017 do Conselho Tutelar para Presidente deste Conselho com cópia para Secretário de Assistência Social, comunicando o afastamento da Conselheira Tutelar Juçara Spengler por motivo de cirurgia; àOf.479/2017 do Conselho Tutelar, informando que foi encaminhado pedido de 19 dias de férias para a Conselheira Cleusa Melim Franco para gozar no período de 02/01/2018 a 20/01/2018;à Of. 576/2017 da Secretaria de Assistência Social,  com cópia para Presidente do Conselho Tutelar e Secretário de Assistência Social, informando sobre os projetos aprovados no FIA - Edital nº 02/2017 que estão com vagas disponíveis para a inserção de novas crianças e adolescentes em nossa cidade, conforme deliberação da última Assembleia Ordinária;àOf. 578/2017 da Secretaria de Assistência Social, sugerindo que seja alterado o art. 80 da Lei Complementar n°51/2012. Deve-se responder oficio para Secretaria de Assistência Social explicando que como o projeto de lei encontra-se ainda em análise da própria procuradoria, dessa forma não temos como sugerir a aprovação de alteração do texto de lei.àEncaminhamento de documento do representante titular do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sr. Aurino Amaral com orientações técnicas relacionadas as Doações ao FIA – Dedução do Imposto de Renda (este documento foi enviado por e-mail para os conselheiros).5) Correspondência Enviadas:  à Of. 137/2017para Presidente do Conselho Municipal de Educação, Sra. Raquel Bernardes Côrrea informando a substituição do representante suplente junto ao COMED.à Of. 141/2017ao Fórum de Justiça solicitando a autorização para utilização do uso da internet, filmagem e acesso as mídias sociais durante as reuniões mensais do Conselho. àOf. 142/2017 para APAE, solicitando documentação complementar referente Prestação de Contas do Projeto “Capacitação e Consultoria Educacional” dos meses de setembro/2017 e outubro/2017.àOf. 143/2017 para Associação Amigos da Dança,solicitando adequações na Prestação de Contas referente os meses de setembro/2017 e outubro/2017.à Of. 144/2017 para Secretaria de Saúde, Sra. Maria Bernadete Tomazini, convidando para Roda de Conversa sobre “Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar” que acontecerá no dia 30 de novembro de 2017, no auditório da Câmara de Vereadores de Gaspar; E-mail enviado no dia 30 de novembro de 2017 para Secretaria de Saúde informando que o local da Roda de Conversa foi alterado para Auditório da Secretaria de Educação.àOf. 145/2017 para Secretaria de Educação, Sra. Zilma Mônica Sansão Benevenutti convidando para Roda de Conversa sobre “Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar” que acontecerá no dia 30 de novembro de 2017, no auditório da Câmara de Vereadores de Gaspar;àOf. 146/2017 para Controlador Interno do Município, Sr. Ademor Luiz Machado convidando para participar da Reunião Ordinária deste Conselho que acontecerá no dia 12 de dezembro de 2017, às 9h para discutir sobre os trâmites de análise das prestações de contas dos projetos aprovados. Assessora aos Conselhos informa que entrou em contato, mas devido ao acúmulo de serviços do final do ano, o mesmo não poderá participar. à Of. 147/2017 para Secretário de Assistência Social, Sr. Ernesto Hostins, solicitando a Convocação do Conselheiro Tutelar Suplente para substituir a Conselheira Tutelar Jussara Spengler.à Of. 148/2017 para Secretário de Assistência Social, Sr. Ernerto Hostins, solicitando o encaminhamento para a confecção dos materiais aprovados em plenária deste Conselho para utilizar na Campanha Unificada FIA. à Of. 149/2017 para Secretário de Assistência Social, Sr. Ernesto Hostins, convidando para Roda de Conversa sobre “Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar” que acontecerá no dia 30 de novembro de 2017, no auditório da Câmara de Vereadores de Gasparà Of. 150/2017 ao Conselho Tutelar convidando para Roda de Conversa sobre “Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar” que acontecerá no dia 30 de novembro de 2017, no auditório da Câmara de Vereadores de Gaspar. E-mail enviado no dia 29 de novembro de 2017 para Conselho Tutelar informando que o local da Roda de Conversa foi alterado para Auditório da Secretaria de Educação.à Of. 151/2017 para Prefeito Municipal, Sr. Kleber Edson Wan-Dall, convidando para Roda de Conversa sobre “Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar” que acontecerá no dia 30 de novembro de 2017, no auditório da Câmara de Vereadores de Gaspar. E-mail enviado no dia 29 de novembro de 2017 para Secretaria do Prefeito informando que o local da Roda de Conversa foi alterado para Auditório da Secretaria de Educação.àOf. 152/2017 para Vara da Infância e Adolescência à Juíza de Direito Liana Bardini Alvez, convidando para Roda de Conversa sobre “Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar” que acontecerá no dia 30 de novembro de 2017, no auditório da Câmara de Vereadores de Gaspar. E-mail enviado no dia 29 de novembro de 2017 para Assessor da Juíza informando que o local da Roda de Conversa foi alterado para Auditório da Secretaria de Educação.à Of. 153/2017 para Vara da Infância e Adolescência à Promotora de Justiça  Ana Luisa de Miranda Bender Schlichting, convidando para Roda de Conversa sobre “Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar” que acontecerá no dia 30 de novembro de 2017, no auditório da Câmara de Vereadores de Gaspar. E-mail enviado no dia 29 de novembro de 2017 para Assessora da Promotora informando que o local da Roda de Conversa foi alterado para Auditório da Secretaria de Educação. à  Of. 154/2017 para Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sr. Santiago Martin Navia convidando para Roda de Conversa sobre “Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar” que acontecerá no dia 30 de novembro de 2017, no auditório da Câmara de Vereadores de Gaspar. à Of. 155/2017 ao Abrigo Lar das Meninas convidando para Roda de Conversa sobre “Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar” que acontecerá no dia 30 de novembro de 2017, no auditório da Câmara de Vereadores de Gaspar. E-mail enviado no dia 29 de novembro de 2017 para Abrigo Lar das Meninas informando que o local da Roda de Conversa foi alterado para Auditório da Secretaria de Educação.à Of. 156/2017 para CEPAPAM convidando para Roda de Conversa sobre “Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar” que acontecerá no dia 30 de novembro de 2017, no auditório da Câmara de Vereadores de Gaspar. E-mail enviado no dia 29 de novembro de 2017 para CEGAPAM informando que o local da Roda de Conversa foi alterado para Auditório da Secretaria de Educação.à E-mail enviado para Impressa de Gaspar encaminhando o texto e solicitando a Publicação do Novo Edital nº 003/2017no site da Prefeitura e no link da Secretaria Municipal de Assistência Social.à Of. 157/2017 para Diretora de Assistência Social, Sra. Maiara Polla dos Santos, encaminhando as prestações de contas analisadas e aprovadas pela Comissão de Finanças e Orçamentos. àOf. 158/2017 para Presidente do COMED - Conselho Municipal de Educação, Sra. Raquel Bernardes Corrêa, solicitando Indicação de dois Conselheiros para compor a Comissão de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de Gaspar/ SC – 2017-2026;à Of.159/2017 para Presidente do Conselho Municipal de Educação, Sra. Raquel Bernardes Corrêa informando a substituição do representante suplente junto ao COMED à Of. 160/2017 para Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Ciro André Quintino,sobre o Requerimento e Termo de Responsabilidade solicitando o empréstimo do Plenário da Câmara Municipal para o dia 11/12/2017, para realização de Reunião para divulgação da “Campanha Unificada FIA”. 6) Assuntos Gerais: 6.1- Convite Divulgação Campanha Unificada FIA; 6.2- Roda de Conversa com Escolas; 6.3- Reunião Campanha Unificada; 6.4- Edital de Eleição Representante Não Governamentais: 6.1- Convite Divulgação Campanha Unificada FIA: Presidente Gislaine explica que os convites foram encaminhados, e que no dia anterior a assessora técnica ligou para todos convidados para a confirmação de presença. Como foi mínima a adesão e o que surpreendeu foi que alguns escritórios de contabilidade explicaram que já tinham participado de um encontro na prefeitura para falar sobre este assunto, sendo que o CMDCA não estava sabendo deste encontro, a Presidente suspende o encontro, deixando para os conselheiros decidirem sobre a possibilidade de novo encontro em 2018. Presidente explica a frustração em que o Conselho se organizou e deliberou pelo encontro para explicar aos contadores quanto a importância das deduções do imposto de Renda serem destinadas ao município. Que como a Prefeitura já havia realizado este encontro com este tema, sem convidar os membros deste Conselho, a maioria dos contadores não se interessaram em participar. Santiago explica que aconteceu uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para avaliar como foi o ano. Disse ter sido convidado para falar sobre os projetos FIA. Explicou que os convidados fizeram muitos questionamentos, e acaboutomando uma dimensão diferente a reunião. Mas, o objetivo do encontro não era para falar especificadamente sobre o FIA. Aurino, representante do Hospital de Gaspar, orienta que os escritórios de contabilidade não são o caminho, mas a sugestão é ir direto na empresa, pois o contador vai fazer o que a empresa deseja. A Presidente Gislaine explica que já tinha sido deliberado que seriam trabalhos em paralelo, escritórios de contabilidade e empresa. Gislaine sugere que Aurino pense para próxima reunião em alguma estratégia especifica para auxiliar neste processo, sendo aceito pelo mesmo. 6.2 - Roda de Conversa com Escolas: Presidente relata que também ficou muito frustrada, pois foi enviado convite para todas as escolas e CDIS, entre outros órgãos, mas também não houve demanda expressiva de participantes. Ficou surpresa, pois era um assunto que envolvia a escola e o CMDCA se fez presente para dar suporte a estes profissionais. Para o próximo ano a presidente sugere que todas as demandas que as escolas apresentar, devem realizar o encaminhamento para órgãos responsáveis, caso alguma situação ainda se faça necessário. Paralelo este assunto, sugere que para o próximo ano, o CDMCA precisa pensar na comissão intersetorial para discutir sobre o protocolo de atendimento as pessoas vítimas de violência no município e para não ser formada nova comissão, percebe que o tema poderá ficar com a comissão de normas. A Assessora aos Conselhos, somente lembra que o protocolo fala de todas as violências e não especifico da criança e do adolescente. Santiago sugere a ideia de fazer um movimento no próximo ano, através de seminário ou outras propostas, chamando todos os atores envolvidos. Depois deliberar como vai ser feito o protocolo, e Presidente e conselheiros presentes concordaram com a ideia. 6.4- Edital de Eleição Representantes das Organizações da Sociedade Civil: já foi discutido e aprovado por unanimidade. A presidente Gislaine agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a presente reunião, sendo da qual eu, Ana Flavia Wessling, Assessora Técnica aos Conselhos, lavro a presente ata que será assinada pelos conselheiros presentes.

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