sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

ATA Nº 016/2017 REUNIÃO ORDINÁRIA CMDCA GASPAR

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE GASPAR-SC Nº 016/2017. Aos onze dias do mês de julho de dois mil e dezessete, às nove horas, na Sala de Audiência da 4ª Vara Cível, localizada na Rua Jackicélia Andrade, nº 145, Bairro Sete de Setembro, em Gaspar – SC realizou-se a reunião Ordinária deste Conselho. Estavam presentes os conselheiros: Santiago Martin Navia, representante titular da Secretaria de Assistência Social; Renato da Costa Brambilla Marquetti; representante titular da Secretaria da Educação; Sandra Mara Hostins, representante titular da Secretaria da Educação; Roni Jean Muller, representante titular da Secretaria de Administração e Gestão; Vera Lúcia Stuepp Uessler, representante suplente da APAE; Adriano José Zabel, representante titular do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Jéssica Vitorino, representante titular da Ação Social e Cidadã; Gislaine dos Santos, representante titular do GAIAA e ainda presentes, Leonardo Spizzirri Bolsoni, Gestor do Plano Sinase; Juçara Spengler, representante do Conselho Tutelar; Pedro Borhausen, Chefe de Gabinete, Ednei de Souza, Oficial de Justiça e Ana Flávia Wessling, assessora técnica aos conselhos. A Presidente Gislaine abriu os trabalhos saudando a todos os presentes e na sequência, apresentando a pauta do dia a ser trabalhada: 1) Momento Comissões; 2) Comento Conselho Tutelar; 3) Correspondências enviadas e recebidas; 4) Assuntos Gerais. A Presidente Gislaine sugeriu aos presentes a possibilidade de alterar o ponto de pauta, iniciando com a participação do Sr. Pedro Inácio Borhausen, Chefe de Gabinete, pois o mesmo tem compromissos para cumprir na Prefeitura, sendo aceito pelos Conselheiros de Direito presentes. Presidente Gislaine explica aos presentes, que o motivo que levou o CMDCA a convidar Sr. Pedro Bornhausen, Chefe de Gabinete à participar da reunião deste Conselho se justifica em razão de que os Conselheiros de Direito compreendam sobre a instituição do Grupo Gestor do Município, que é um dos encaminhamentos do novo Governo e também de que forma este Grupo se posiciona perante as deliberações do CMDCA, quando envolve recurso financeiro. Sr. Pedro Bornhausen explica que o Grupo Gestor foi instituído para analisar sobre todas as despesas da Prefeitura, independente da sua origem, para que neste primeiro momento de Governo tenha uma direção de orçamento, cuidar de tudo que será feito em relação as despesas,incluindo as deliberações do Conselho.  Não tem a conotação de proibição em relação às despesas, mas, de controle de orçamento de todas as áreas para poder ordenar e orientar os Secretários Municipais sobre os interesses do atual Governo. A mudança de operacionalização foi centralizar as compras junto à Secretaria de Administração e Gestão sendo que processo ainda não está completo, sendo construído pelo novo Governo. A ideia de centralizar as compras/pagamentos é de se padronizar os encaminhamentos, seja critérios e/ou prioridades, após encaminhamento da Secretaria solicitante. A principal atribuição do Grupo Gestor é analisar e controlar as despesas financeiras, com atenção às prioridades, cuidando nas licitudes dos pagamentos. Para algumas situações/dúvidas, o Grupo Gestor solicita parecer do Controle Interno e da Procuradoria, para auxiliar na formalização do parecer. Ao final, é emitido o parecer sobre a solicitação e retorna para Secretaria responsável. O Grupo Gestor se reúne uma vez por semana e quando tem muitos assuntos, se reúnem duas vezes por semana. Sr. Pedro sugere convidar algum profissional da área de compras para os Conselheiros entenderem como funciona este processo, após o parecer do Grupo Gestor. Essa segunda parte do processo é demorada, pois deve ser feita dentro da legalidade. Presidente Gislaine relata que o CMDCA encaminhou ofício à Secretaria de Administração e Gestão solicitando informações sobre esse trâmite e a resposta foi muito genérica, dificultando a compreensão pelos conselheiros. Que foi enviado outro ofício solicitando a presença de algum profissional para explanar em reunião do CMDCA, mas que não obtivemos resposta.  Sr. Pedro explica que o Grupo Gestor não possui nenhum processo pendente para ser analisado. Que os ofícios pendentes do CMDCA, aguardando resposta, devem estar na Secretaria de Assistência Social, já com parecer do Grupo Gestor. Que o CMDCA deve procurar referida Secretaria e verificar o que está ocorrendo. Sr. Pedro explica que os ofícios do CMDCA serão respondidos, com parecer positivo ou negativo, mas que retorno sempre haverá. Momento comissões: Comissão SINASE: Presidente Gislaine apresenta Leonardo, gestor do Plano Sinase e conforme deliberação da última reunião foi convidado para falar um pouco sobre o Plano Sinase.  Leonardo explica que o SINASE é um Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, instituído pela Lei Federal nº 12.594/2012 de 18 de Janeiro de 2012. Que padroniza os atendimentos em âmbito Nacional, Estadual e Municipal de adolescentes em conflito com a lei e institui o Sistema de Garantia de Direitos. Com a elaboração do Plano, foi instituída a comissão do Sinase, que tem por objetivo avaliar a execução e implementação dessas ações. Como Gestor do Sinase, realizou contato com o CASEP, através da Coordenadora Rosangela, para buscar informações sobre os adolescentes internados e suas famílias que residem em Gaspar, a fim de realizar acompanhamento prévio na pela Política de Assistência Social. Também foi realizado contato com o Comandante da Polícia Civil e após este contato o Programa Medidas Socioeducativa recebe os boletins de ocorrência envolvendo os adolescentes. Tendo em vista que não tem homologação de medidas socioeducativa, encaminham para CRAS – Centro de Referência de Assistência Social para acompanhamento e possíveis intervenções, que é a porta de entrada da Secretaria de Assistência Social. A comissão está avaliando as ações e os prazos e a cada dois anos tem avaliação do Plano. O programa Medidas Socioeducativa também alimenta o Sistema SIPIA/SINASE para criar indicadores sociais e para fomentar Políticas Públicas que estão de acordo com a prevenção do ato infracional. A Conselheira Tutelar Juçara relata que o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo do Município de Gaspar prevê algumas encaminhamentos em curto, médio e longo prazo. Que estavam analisando o plano na reunião do colegiado e uma questão que vem incomodando, sendo discutida entre os Conselheiros já faz muito tempo e que precisa ser avaliada é a questão dos adolescentes apreendidos pela Policia Militar e consequentemente a lavratura no momento do Boletim de Ocorrência na Delegacia. Este ano, todos os chamados noturnos do Conselho Tutelar, exceto 04 (quatro), é ato infracional que a Delegacia entra em contato com o Conselho Tutelar para estar presente a fim de retirar o adolescente, pois a Delegacia não quer fazer o procedimento. Uma das ações do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo do Município de Gaspar é o fluxo de atendimento, pois o Conselho Tutelar entende que não tem que estar presente neste processo do ato infracional. Justificam que estão realizando um trabalho que não seja do Conselho Tutelar e que não tem previsão legal para isso. Justifica ainda que seja necessário urgentemente realizar um fluxo de atendimento sobre ato infracional, juntamente com a Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público. Comissão de Inscrição de entidade: esta comissão se reuniu no dia 04 de julho de 2017 para analisar o pedido de renovação de inscrição do Hospital Nossa Senhora do Perpetuo Socorro de Gaspar. Faltaram os seguintes documentos: A) Cópia autenticada no Estatuto da Entidade; B) Declaração de que a Entidade está em funcionamento, com assinatura/firma reconhecida em cartório. Desta forma, foi enviado ofício ao Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, solicitando tais documentos. Comissão de Normas: Esta comissão se reuniu no dia 06 de julho de 2017, para analisar os documentos das Entidades que tiveram os projetos classificados para receber os recursos do FIA,conforme segue: Ação Social e Cidadã e Grupo Detalhe Teatro, estão com documentação completa. Associação o Vento Brasil, faltou os seguintes documentos: Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CRF/FGTS), atualizada (item 14); Certidão Negativa de Débito Estaduais, obtida no sítio eletrônico http://www.sef.sc.gov.br, quando o concedente for o Estado, atualizada (item 15). CEDESB, faltaram os seguintes documentos: Comprovante de endereço da entidade e do seu representante legal, somente do representante legal (item 03); Atestado de funcionamento fornecido pelo Conselho Municipal ou órgão de fiscalização em jurisdição sobre a entidade do município a que pertencer a entidade, com data de emissão não superior a doze meses  (item 08); Certidão Negativa de Débito Estaduais, obtida no sítio eletrônico http://www.sef.sc.gov.br, quando o concedente for o Estado, atualizada (item 15); Relatório de atividade desenvolvidas nos últimos doze meses (item 17); Comprovante de experiência prévia de no mínimo 12 (doze) meses, por meio de relatório de atividade com comprovação das ações desenvolvidas (item 19).Cruz Azul no Brasil, faltou o seguinte documento: Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CRF/FGTS), atualizada (item 14). Clube Musical São Pedro, faltaram os seguintes documentos: Comprovante de abertura de conta corrente vinculada ao projeto (item 09); Certidão Negativa de Débitos (CND) ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa (CPD-em) emitido pela Previdência Social (item 13); Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CRF/FGTS) (item 14); Certificado de Débito Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (item 20). Fundação Municipal de Esportes, faltaram os seguintes documentos: Comprovante de endereço de entidade e do seu representante legal (item 03); Certidão Negativa de Débito (CND) ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa (CPD-em) emitido pela Previdência Social (item 13); Certidão Negativa de Débitos Estaduais, obtida no sítio eletrônico http://www.sef.sc.gov.br, quando o concedente for o Estado, atualizada (item 15); Certidão Negativa de débitos municipais, quando o concedente for o município (item 16); Certidão de Débito Relativos a Créditos Tributários Federias e à Dívida Ativa da União (item 20); Relação nominal atualizada do dirigente da Organização da Sociedade Civil (OSC), conforme o estatuto, com endereço, telefone, endereço de correio eletrônico, número e órgão expedidor da carteira de identidade, número de registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de cada um deles e declaração de que seus representantes não incorrem nas vedações legais, do art. 39 e 34, inciso VI, da Lei n° 13.019/2014, conforme Anexo II (item 22). Associação Amigos da Dança, faltaram os seguintes documentos: Comprovante de endereço da entidade e do seu representante legal (item 03); Comprovante de abertura de conta corrente vinculada ao projeto (item 09); Certidão Negativa de Débito (CND) ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa (CPD-em) emitido pela Previdência Social (item 13); Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CRF/FGTS) (item 14); Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e á Dívida Ativa da União (item 20). SENAC, faltaram os seguintes documentos: Certificado de Regularidade do fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CRF/FGTS), atualizado  (item 14); Certidão negativa de Débitos Estaduais, obtida no sitio eletrônico HTTP://www.sef.sc.gov.br, quando o concedente for o Estado, atualizado  (item 15); Relatório de atividades desenvolvidas nos últimos doze meses (item 17); APAE, faltou o seguinte documento: Comprovante de abertura de conta corrente vinculada ao projeto (item 09); Encaminhamentos: Encaminhar ofício para as Entidades solicitando a documentação informada. Depois que as Entidades entregarem a documentação faltante será encaminhado toda a documentação para a Procuradoria do Município. Momento Conselho Tutelar: Juçara relata a importância de elaborar o protocolo do fluxo do ato infracional, envolvendo o atendimento do ato da apreensão da Polícia Militar, da intervenção da Polícia Civil e o encaminhamento ao Ministério Público. A Conselheira solicita que o CMDCA se posicione, e a presidente Gislaine sugere convidar todas as instituições para pensar e criar este protocolo. Conselheira Juçara informa que no dia 12 de julho de 2017 todos os conselheiros estarão participando da Conferência Municipal de Assistência Social, mas o celular do Conselho Tutelar estará ligado à disposição. Conselheira Informa e convida para a Palestra "Indisciplina e Ato Infracional no Ambiente Escolar", realizada pelo Conselho Tutelar de Brusque no dia 21 de julho de 2017 com o Palestrante Dr. Murillo José Digiacomo, Promotor de Justiça no Estado do Paraná, atuando junto ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente. Conselheira Juçara questiona sobre o parecer da proposta de alteração da Lei do CMDCA que abrange o Conselho Tutelar. Presidente Gislaine questiona os conselheiros governamentais, representantes da Administração e Gestão, se possuem algum posicionamento. Conselheiro Roni informa que vai verificar como está o andamento desta Lei. Sobre a suplente do Conselho Tutelar para cobrir as férias destes, a Presidente Gislaine sugeriu que estes apresentassem nova escala de férias para realizar a mediação com a Secretaria de Assistência Social, conforme discutido na reunião anterior. Conselheira Juçara relata que provavelmente sua cirurgia será no início do mês de novembro de 2017. Correspondências Recebidas: Of.264/2017 da Secretaria de Assistência Social apresentando a substituição junto ao CMDCA na Comissão SINASE, dos representantes Claudionei Venske e Rosane Zuchi Adão pelos representantes Fernanda Moraes Ramos e Amanda Fischer Miguel; Of. 264/2017, do Conselho Tutelar, comunicando que em decisão colegiada no dia 14 de junho de 2017, a Sra. Cleusa Melin Franco assume a presidência do Conselho Tutelar, Juçara Spengler como vice-presidente e Elaine Cristina da Silva Guimarães como secretária. Of. 290/2017, do Conselho Tutelar, informando que no dia 12 de julho de 2017, todos os Conselheiros Tutelares do município de Gaspar estarão participando da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social e que a sede estará aberta ao público, pois o administrativo recepcionará os usuários que necessitarem do serviço, sendo que os conselheiros estarão também com o telefone de plantão.Of. 268/2017, da Secretaria de Assistência Social, em resposta ao ofício 084/2017, enviado por este Conselho, informando que o Projeto Qualifica Jovem foi aprovado e que está em fase de elaboração do contrato. Assim que todos os trâmites legais forem cumpridos, este Conselho será informado. Of. 266/2017, da Secretaria de Assistência Social, informando que com base no parecer jurídico da Procuradoria Geral do Município, não será possível fazer o repasse de recurso financeiro para o pagamento da despesa para a promoção da “Capacitação Percurso Lúdico Formativo para Equipe de Profissionais do Abrigo Institucional Semente do Amanhã” na forma como foi solicitada. O repasse poderá ser autorizado desde que sejam preenchidos os requisitos legais e em anexo foi enviado o parecer jurídico, bem como outros documentos referentes ao pedido de repasse. Encaminhamento: Enviar ofício para GAIAA, comunicando o parecer. E-mail da Instituição ABADA – Associação Blumenauense dos Deficientes Auditivos, solicitando receber parecer sobre a avaliação desfavorável da Comissão sobre os projetos protocolados por esta entidade.  Mandado de Intimação para comparecimento em audiência no dia 22 de agosto de 2017, no horário das 16h30 e tem como objetivo deliberar sobre a forma que será resolvida o transporte dos Conselheiros Tutelares durante o exercício das funções, tanto durante o expediente quanto no horários de plantão. Convite para palestra anual de iniciativa do Conselho Tutelar de Brusque com o tema “Indisciplina e Ato Infracional no Ambiente Escolar que será realizada no dia 21 de agosto de 2017, no horário das 13h30 às 17h na Sociedade Santos Dumond na cidade de Brusque.Presidente Gislaine questiona quem tem interesse em participar para a Secretaria de Assistência Social se organizar quanto ao transporte. Os conselheiros Santiago, Jéssica, Gislaine e assessora Ana Flavia tem interesse em participar do evento e Santigo ficou responsável em organizar o transporte. Ofício sem numeração da Ação Social Cidadã em resposta ao Oficio 085/2017 esclarecendo sobre os questionamentos enviados referente ao Projeto de Capacitação para os profissionais, para dar andamento e recebimento do recurso do projeto aprovado, no item 9.3.A entidade esclarece que a escolha da empresa Práticas Assessoria é devido a metodologia de trabalho e a proposta estar apresentada de forma que supre a necessidade das instituições de acolhimento de adolescentes. Sendo assim as equipes avaliaram que a proposta dessa empresa é mais estruturada de acordo com a necessidade, sendo que a diferença entre as duas empresas de formação é de R$ 250,00. Além disso a carga horária é mais extensa. A entidade optou pelo Auditório da OAB pois é o de menor valor e por ser mais próximo das duas unidades de acolhimento. No item 9.2. não foi apresentado orçamentos por ser contra partida no projeto e será custeado com recursos próprios. O desembolso do valor total do projeto será em 5 parcelas, na qual foi apresentado no plano de trabalho, no cronograma de execução e no plano de aplicação.Foi aprovado por unanimidade pelos Conselheiros presentes a aprovação do projeto com as adequações. Encaminhamento: Encaminhar ofício para Secretaria Municipal de Assistência Social com aprovação em plenária da proposta de capacitação. Ofício do Conselho Estadual dos Conselheiros de Direito, convidando para o CONGRESSUL – Congresso Catarinense dos Conselheiros Tutelares entre os dias 08 a10 de agosto, no valor de R$ 240,00 por inscrição. Presidente Gislaine, questiona quem tem interesse em participar e os Conselheiros Jéssica, Gislaine e Assessora Ana Flavia demonstraram interesse em participar e mais os Conselheiros Tutelares. Encaminhamento: Fazer ofício para Secretaria de Assistência Social, encaminhando a deliberação em plenária para o pagamento das inscrições.E-mail do Teatro Infantil oferecendo proposta de espetáculo Infantil “Tempo de Criança”, realizado pelo Grupo Soarte. Presidente Gislaine relata que proposta de teatro é interessante, mas que o Município já terá atividades de teatro às crianças e adolescentes com o projeto de teatro aprovado pelo Edital FIA 2017. Correspondências Enviados: Of. 043/2017, para Fundação Municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer, encaminhando o certificado de Registro de Serviço junto ao CMDCA;Of. 044/2017, para SENAC, encaminhando o certificado de Registro de Entidade junto ao CMDCA; 045/2017, para CRAS Silvio Schramm – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - SCFV, encaminhando o certificado de Registro de Serviço junto ao CMDCA; Of. 046/2017, para CRAS Silvio Schramm – Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF, encaminhando o certificado de Registro de Serviço junto ao CMDCA;Of. 047/2017, para CRAS Casa da Família – Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF, encaminhando o certificado de Registro de Serviço junto ao CMDCA; Of. 048/2017, para CRAS Casa da Família – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - SCFV, encaminhando o certificado de Registro de Serviço junto ao CMDCA; Of. 049/2017,para Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Maria Hendricks, encaminhando o certificado de Registro de Serviço junto ao CMDCA;Of. 071/2017,para Associação o Vento Brasil, encaminhando o certificado de Registro de Entidade junto ao CMDCA; Of. 072/2017, para GAIAA, encaminhando o certificado de Registro de Entidade junto ao CMDCA; Of. 073/2017, para APAE, encaminhando o certificado de Registro de Entidade junto ao CMDCA;Of. 074/2017, para a Conselheira Tutelar Juçara Spengler, comunicando o resultado final do julgamento do PAD – Processo Administrativo Disciplinar, que se manifestou pela improcedência do Processo e foi aprovado por unanimidade o parecer da comissão.Of. 075/2017, para Entidade Ação Social e Cidadã, encaminhando o certificado de Registro de Entidade junto ao CMDCA;Of. 076/2017, para Banda Musical São Pedro, encaminhando o certificado de Registro de Entidade junto ao CMDCA; Of. 077/2017, para Cruz Azul no Brasil, encaminhando o certificado de Registro de Entidade junto ao CMDCA; Of. 078/2017, para o Chefe de Gabinete, comunicando a substituição do membro suplente da Secretaria de Educação, Sr. José Gabriel Corrêa pelo Sr. Cristiano Moraes Medeiros, solicitando o decreto do mesmo;Of. 079/2017, para Fundação Municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer, indicando a nome dos representantes do CMDCA, Sr. Santiago Martin Navia e Roni Jean Muller, para compor a Comissão Disciplinar Pedagógica dos 25º Jogos Escolares; Of. 080/2017, para Gestor do SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, convidando para participar da Reunião Ordinária deste Conselho que será realizada no dia 11 de julho de 2017, às 9h.; Of. 081/2017, para Ouvidoria Municipal, oferecendo resposta sobre reclamação realizada por um usuário do Conselho Tutelar à ouvidoria na data de 17 de abril de 2017 referente a uma conselheira tutelar.Of. 084/2017, para Chefe de Gabinete, solicitando uma posição/andamento com relação aos projetos: “Percurso Lúdico Formativo para Equipe de Profissionais do Abrigo Institucional Sementes do Amanhã”, solicitado pela entidade GAIAA e o “Projeto Qualifica Jovem”, solicitado pelo Serviço Medidas Socioeducativa de Gaspar/SC, ambos os projetos foram aprovados em Reunião Ordinária nº 07/2017, desde Conselho no dia 11/04/2017. Of. 085/2017, para Ação Social e Cidadã, informando que foi aprovada por unanimidade, o pagamento da despesa para a promoção do “Projeto de Capacitação para os profissionais das instituições de Acolhimento para Adolescentes de Gaspar”. Contudo, este Conselho solicitou esclarecimento em relação ao Projeto apresentado, pois no item 9.3 – Recursos a serem investidos pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FIA, a Instituição sugere a empresa Práticas Assessoria para a ministração da capacitação, mas o Conselho deliberou pela proposta de menor valor, sendo da empresa OTP – Cursos e Treinamentos em Capacitação Profissional Ltda. Dessa forma, se a Instituição optou pela outra empresa, solicitamos a apresentação de justificativa pela escolha, para que novamente possa ser analisado pelo Conselho e no item 9.2 – Recursos Materiais e Financeiros, a planilha apresenta um valor total de R$ 1.200,00 de material de Expediente e coffee break, mas não apresenta os orçamentos desta despesa e da mesma forma, não está demonstrado tal despesa no valor total do projeto no item 9.3. Foi questionado se esta despesa poderá ser considerada como contrapartida da Entidade. Solicitamos também, informações sobre a forma de desembolso no valor total do projeto, para que este Conselho possa realizar os encaminhamentos necessários junto ao Grupo Gestor do Município. Of. 086/2017, para Coordenadora do Programa Medidas Socioeducativa, informando que foi aprovado em reunião ordinária deste conselho o pagamento da despesa para a promoção da “Capacitação dos trabalhadores do Sistema Socioeducativo SINASE de Gaspar”. O serviço apresentou três propostas de orçamento, sendo: Costa Sul, no valor total de R$ 3.200,00; OTP – Cursos e Treinamentos em Capacitação Profissional Ltda., no valor de R$ 4.200,00 e EGEM, no valor de R$ 8.700,00 e o Conselho deliberou pelo pagamento de menor valor dos orçamentos apresentados, sendo a empresa Costa Sul e para dar andamento no processo de liberação do recurso, foi solicitado à forma de desembolso desta despesa, pois esta informação não está especificada no projeto. Of. 087/2017, para Coordenadora do Programa Medidas Socioeducativa, comunicando que a inscrição do referido serviço vence em 26 de julho de 2017 e solicita o envio de documentos atualizados previstos na Resolução nº 017/2015 do CMDCA para a renovação do mesmo. Of. 088/2017, para Secretaria de Assistência Social, solicitando a substituição do representante suplente da Secretaria, Sr. Calisto Lopes Cerqueira pois este não vem participando efetivamente das plenárias deste Conselho, apresentando diversas faltas consecutivas. Of. 090/2017, para Ação Social e Cidadã, solicitando a substituição da representante suplente da entidade, Sra. Jocemara Glovacki Pessoa Fernandes, pois esta não vem participando efetivamente das plenárias deste Conselho, apresentando diversas faltas consecutivas. Of. 091/2017, para Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, solicitando alguns documentos que faltaram na renovação da inscrição da Entidade neste Conselho: A) Cópia autenticada no Estatuto da Entidade; B) Declaração de que a Entidade está em funcionamento, com assinatura/firma reconhecida. Of. 092/2017, para APAE, solicitando a substituição do representante titular desta Entidade, Sr. Rogério Alves de Andrade pois este não vem participando efetivamente das plenárias deste Conselho, apresentando diversas faltas consecutivas. Of. 093/2017, para Secretaria Municipal de Assistência Social, solicitando o encaminhamento no pagamento do coffee break para Capacitação para os Conselheiros de Direitos no dia 18 de julho de 2017. E-mail para Sociesc, solicitando a liberação do Professor Roberto Diniz Saut para realizar a capacitação com os Conselheiros de Direitos no município de Gaspar/SC. Encaminhamento: Enviar Ofício para Secretaria de Administração e Gestão, para que um representante compareça na próxima Ordinária do CMDCA. Assuntos Gerais: Presidente Gislaine comunica que ficou agendado para o dia 18 de julho de 2017, capacitação sobre o tema “Sistema de Garantia de Direitos”, com Professor Roberto Diniz Saut, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 13h00. Sugere que esta capacitação seja oferecida também aos Conselheiros Tutelares E Conselheiros do CMAS, sendo aceito por unanimidade pelos conselheiros presentes. O participante Ednei de Souza questiona se o CMDCA tomou conhecimento de que as crianças e adolescentes do Centro de Convivência Maria Hendricks não recebem mais almoço. O Conselheiro Santiago, representante da Secretaria de Assistência Social responde que ocorreu um reordenamento dentro dos serviços da Secretaria do município e que esta adequação está em concordância com a Política Pública de Assistência Social. Alguns conselheiros questionaram que este reordenamento representa um retrocesso com relação as Políticas Públicas da Criança e do Adolescente do Município, considerando que o almoço auxilia as famílias que necessitam que seus filhos frequentem o serviço diariamente. Que a mudança poderia ser de forma gradativa, para que as famílias pudessem se organizar em relação aos almoços de seus filhos. Encaminhamento: Enviar ofício para Secretaria de Assistência Social solicitando informações sobre o corte do almoço no Centro de Convivência Maria Hendricks. A presidente Gislaine agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a presente reunião, sendo da qual eu, Ana Flavia Wessling, Assessora Técnica aos Conselhos, lavro a presente ata que será assinada pelos conselheiros presentes.

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